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Título: Os adultos sabem de Economia? 
Autor: Varum, Celeste
Ferreira, Abigail
Palavras-chave: Literacia económica
Portugal
Economic literacy
Data: Jun-2014
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Citação: Varum, Celeste & Ferreira, Abigail (2014). Os adultos sabem de Economia?   Millenium, 46 (janeiro/junho). Pp. 33‐56.
Resumo: Resumo O presente estudo tem como objetivo avaliar o nível de literacia económica da população adulta em Portugal e os seus determinantes. Também se procurou aferir quais as atitudes, ideias e interesse percebido sobre a Economia e a sua importância. Com estes objetivos, analisam-se os dados de um Inquérito de Literacia Económico (ILE) que foi aplicado a 234 individuos. Os resultados demonstraram que os indivíduos inquiridos possuem um significativo nível de conhecimento sobre as principais questões e conceitos económicos. Os inquiridos tendem a possuir mais conhecimento económico em resultado do seu papel como consumidores. As variáveis como a idade,género, nível de escolaridade e rendimento são determinantes que influenciam positivamente o conhecimento sobre economia. A generalidade reconhece a importância de possuir um bom conhecimento em Economia. Contudo, a maioria revela ainda alguma apreensão e relutância quanto à inclusão de temas sobre Economia no ensino primário.
Abstract The present study aims to assess the level of economic literacy of adult population in Portugal. It also evaluates their attitudes and perceived interest about Economics. With these goals, we analyse data collected through an Economic Literacy Survey (ILE) that was applied to 234 individuals. The individuals surveyed have a reasonable level of knowledge about central economic issues and concepts. Respondents tend to have more economic knowledge as a result of their role as consumers. Variables such as age, gender, level of education and income are determinants that influence positively the knowledge about Economics.The majority recognizes the importance of having good knowledge in Economics, however, they show some reluctance to include Economics in primary education.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2293
Aparece nas colecções:RE - Número 46 - junho de 2014

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