Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2304
Título: Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais
Autor: Lázaro, Raquel Maria Henriques
Orientador: Martins, Emília
Palavras-chave: Adolescência
Intervenção
Competências pessoais e sociais
Avaliação
Personal and social skills
Evaluation
Adolescence
Intervention
Data de Defesa: Mai-2014
Resumo: Este projeto de investigação-ação tem como objetivo implementar o programa “Mais Jovem Mais” com um grupo de jovens e verificar a sua eficácia nesse mesmo grupo. Ao longo do projeto as competências pessoais e sociais são reconhecidas como fulcrais na adolescência, enquanto estratégia de prevenção de problemas de comportamento, isolamento social entre outras. Antes e após a implementação do programa procedeu-se à aplicação de um conjunto de instrumentos (SDQ – Questionário de Capacidades e de Dificuldades: versão jovem, mãe e professor; API- Índice de Parentalidade Autorizada: versão pai, mãe e professor; CE – Comportamento de Educação; CEP – Comportamento de Educação Parental) que permitiram avaliar a eficácia da implementação do programa, nesse grupo. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão IBM 22). Desta forma a frequência dos jovens neste programa contribuiu para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, proporcionando-lhes um desenvolvimento positivo e harmonioso nas relações que estabelecem com os outros e consigo próprio.
This action research project aims to implement the "Mais Jovem Mais" program with a youth group and verify its effectiveness in that group. Throughout the project the personal and social skills are recognized as central in adolescence, while prevention strategy of behavior problems, social isolation and other. Before and after the implementation of the program we proceeded to the application of a set of instruments (SDQ - Strengths and Difficulties Questionnaire: Young version, mother and teacher; API - Authorized Parenting Index: father version, mother and teacher; CE - Behavior Education; CEP - Behavior of Parental Education) that allowed us to evaluate the effectiveness of the program implementation in this group. The collected data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences program (SPSS version 22 IBM). Thus the frequency of youth in this program contributed to the development of their personal and social skills, providing them a positive and harmonious development in establishing relationships with others and with themselves.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2304
Designação: Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto Final.pdf1,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.