Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2306
Título: Trabalho de grupo e implicações na aprendizagem em educação visual e tecnológica
Autor: Gomes, Anabela Gonçalves Pais
Orientador: Delplancq, Véronique
Figueiredo, Ana Sofia
Palavras-chave: Trabalho de Grupo Cooperativo
Competências Atitudinais
Competências Científicas
Aprendizagem Cooperativa
Competências Sociais
Educação Visual e Tecnológica
Visual and Technological Education
Character Skills and Competences
Cooperative Learning
Scientific Skills and Competences
Social Skills and Competences
Data de Defesa: Mai-2014
Resumo: Nas últimas décadas, estudos realizados por Kaye e Rogers (1968), Johnson e Johnson (1999), Antil, Jenkins, Wayne e Vadasy (1998), Lopes e Silva (2009), e outros sobre o trabalho de grupo cooperativo dentro da sala de aula, mostram que esta metodologia não só permite aos alunos uma maior interação social, como também facilita a aquisição de conteúdos. Partindo deste pressuposto, realizámos uma investigação sobre as práticas de trabalho de grupo e implicações na aprendizagem em Educação Visual e Tecnológica, desenvolvendo-se em torno de cinco objetivos: 1) Inferir que opiniões têm os professores de Educação Visual e Tecnológica sobre o trabalho de grupo enquanto prática metodológica a aplicar dentro da sala de aula; 2) Entender com que regularidade os professores de Educação Visual e Tecnológica recorrem ao trabalho de grupo dentro da sala de aula; 3) Verificar a preferência dos alunos pelo trabalho de grupo ao invés do trabalho individual; 4) Identificar as competências desenvolvidas pelos alunos quando realizam trabalho em grupo cooperativo; 5) Reconhecer em que fase(s) do método de resolução do problema recorre o professor à metodologia de trabalho de grupo. Para o efeito, recorremos a autores de referência em trabalho de grupo, bem como a material por nós desenvolvido antes e durante a investigação, a fim de refletirmos sobre a prática e a metodologia de trabalho de grupo e as implicações nas aulas de Educação Visual e Tecnológica. Em termos empíricos, o estudo de caso desta investigação segue uma posição epistemológica de natureza qualitativa e quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário aos alunos e aos professores e a observação de aulas com registos em grelha criada para o efeito. Os dados obtidos permitem verificar que, quer os professores quer os alunos, são bastante recetivos à metodologia do trabalho de grupo, contudo nem sempre é usado no processo de ensino/aprendizagem da disciplina de Educação Visual e Tecnológica.
Over the last decades, studies about cooperative learning were made. Those studies show that such educational approach allows not only a better social interaction to the students, but also makes it easier for students to learn the subject. Knowing this, an investigation about cooperative learning was performed, in the specific area of Visual and Technological Education, to determine which methods were used and which results in students learning were obtained. That research was made to answer five main objectives: 1)-Discover what's Visual and Technological Education teachers opinion about cooperative learning method; 2)-Find out how often do they apply that method in their classes; 3)-Compare students preference about cooperative learning under individual work; 4)-Identify which skills and abilities does students develop when working in groups? 5)-Identify the situations/steps, from problem-based learning, where teacher applies cooperative learning; We then used the information collected before and during the investigation, and information taken from cooperative learning reference authors. With such data, we could analize the methods used and the results in students learning obtained by using that educational approach. Empirically, the studie of this investigation follows a straight position of qualitative and quantitative data research. To get that data, surveys were made both to teachers and students, and information was collected by daily classroom observation. The information gotten show us that teachers and students appreciate cooperative learning method and they use it very often in Visual and Technological Education classes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2306
Designação: Mestrado de Ensino em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final de estágio Anabela.pdf3,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.