Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2321
Título: A representação da comunicação e do marketing no sistema bancário português : o caso Caixa Geral de Depósitos
Autor: Aguiar, Ana Francisca Barreira
Orientador: Oliveira, Ana Maria
Antunes, Joaquim
Palavras-chave: Caixa Geral de Depósitos
Representação mental
Campanhas publicitárias
Advertising campaigns
Mental representation
Data de Defesa: Mai-2014
Resumo: Vivemos numa sociedade de comunicação que nos torna dependentes das tecnologias, sendo impensável nos dias que correm vivermos sem telemóvel, sem televisão, sem carro, sem computador e sem internet. As empresas tiveram que se adaptar a novos métodos para conseguirem comunicar os seus produtos e serviços ao seu público-alvo. O marketing evoluiu e as publicidades são pensadas ao pormenor, de forma a influenciarem de alguma forma o comportamento do consumidor. As estratégias são elaboradas de forma criteriosa para atingirem um objetivo e é através dele que são então construídas cada uma das publicidades que entram pela nossa casa todos os dias, várias vezes ao dia. Para esta dissertação foi efetuado um questionário, que foi distribuído por clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), na tentativa de compreender de que forma as publicidades do banco eram recebidas pelos seus clientes, se influenciavam os seus comportamentos e qual a qualidade que estes atribuíam às mesmas. Foram escolhidas três campanhas publicitárias transmitidas em televisão nos dois últimos anos e foi feita uma análise de discurso de cada vídeo, na tentativa de perceber quais os objetivos específicos de cada uma das campanhas e se efetivamente conseguiram atingi-los.
We live in a communication society which makes us technology-dependents, almost not allowing us to live without cellphone, tv, car, computer or internet. Companies had to adapt to new ways of communication, in order to make their target audience acknowledge its products or services. Marketing evolved and communication campaigns such as publicity are made specifically to influence the consumers’ behavior. Strategies are drawn up in a very careful and accurate way for a certain end and because of it, publicity campaigns enter our homes every day, several times a day. This dissertation contains a survey, delivered to Caixa Geral de Depósitos’ clients, in a way to understand how the bank’s campaigns are received by its clients, if they were influenced by them and how they are rated in terms of quality. Three campaigns were chosen, broadcasted on tv for the last two years. Every one of them was analyzed for the message it contained, in an attempt to understand its golds and if they succeed.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2321
Designação: Mestrado em Comunicação e Marketing
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PROJETO FINAL Ana Aguiar 10474.pdf854,65 kBAdobe PDFVer/Abrir
Capa Mestrado.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir
folha rosto mestrado.pdf2,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.