Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2377
Título: Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literatura
Autor: Rocha, Sofia dos Santos
Orientador: Matos, Isabel Aires de
Lopes, Fernando Alexandre
Palavras-chave: Cânone
Clássicos
Literatura
Emergência da Leitura e Educação Pré-Escolar
Canon, Classics
Preschool Education
Literature
Reading
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente relatório final de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada III, tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é constituída por reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido e sobre as aprendizagens realizadas nos dois últimos semestres do curso, na unidade curricular acima referida. A segunda parte integra uma investigação, de caráter qualitativo, efetuada no contexto da educação pré-escolar. Esta aborda, tal como é sugerido no título, a importância do contacto com os clássicos da literatura, com o objetivo de perceber, primeiramente, de que forma a criança se relaciona com obras literárias e, de seguida, como é que estas obras influenciam a criança. Neste sentido, começou por se elaborar um enquadramento teórico sobre a temática e, paralelamente, foram realizadas algumas leituras de histórias a quatro crianças, a frequentar o Jardim de Infância sucedendo-se entrevistas semiestruturadas como elemento de recolha de dados. Após a análise dos dados foi possível retirar algumas conclusões deste estudo, nomeadamente que as crianças têm contacto recorrente com obras literárias (não apenas os clássicos da literatura) e que as mesmas conduzem ao desenvolvimento de várias competências e aprendizagens. A leitura de histórias pelas ou para as crianças é uma atividade fundamental que deve ser praticada desde os primeiros tempos de vida.
This final report internship, conducted within the curriculum unit Supervised Teaching Practice, aims to obtain a master's degree in Preschool and Primary Education. The same is divided into two parts. The first part is about a critical reflection on the developed work and knowledge acquired in the last two semesters of this course, in the aforementioned curriculum unit. The second part it is about an investigation, of qualitative nature, performed in the context of preschool education. This addresses, as suggested in the title, the "importance of contact with the classics of literature", aiming to perceive, at first, how the child relates with literary works, and then how these works influence the child. In this regard, we began by crafting up a theoretical framework on the subject and continuously conducted some storytelling to four children attending preschool, succeeding semi-structured interviews as part of data collection. After analyzing these it was possible to draw some conclusions from this study, namely, that children have recurrent contact with literary works (not only classical literature), and that they lead to the development of various competencies and meaningful learning. Reading stories by or for children is a fundamental activity that must be practiced from the earliest times of life.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2377
Designação: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa.pdf476,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
Folha de Rosto.pdf100,14 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório Final de Estágio.pdf504,28 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.