Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2485
Título: Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da matemática
Autor: Silva, Céline Alves da
Orientador: Ribeiro, António
Rodrigues, Cátia
Palavras-chave: 1.º Ciclo do Ensino Básico
Números racionais
Material didático
Ensino da matemática
Aprendizagem da matemática
1st Cycle of Basic School
Rational numbers
Didactic material
The teaching of mathematics
The learning of mathematics
Data de Defesa: Mai-2014
Resumo: O relatório final de estágio apresenta-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este inclui uma reflexão crítica relativamente às unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (II e III), em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. O relatório contempla ainda uma investigação cuja temática se centra na área da Matemática. Para a realização da primeira parte do relatório, foram utilizados diversos materiais construídos e implementados ao longo das PES II e III, bem como autores de referência, de forma a fundamentar o texto. Relativamente à segunda parte do relatório final de estágio foi realizada uma investigação de caráter qualitativo, que teve como principal objetivo perceber de que forma a utilização de materiais didáticos, em aulas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, influencia a aprendizagem da Matemática, num tópico muito particular: números racionais. Desta forma, foi realizado um teste diagnóstico de forma a perceber o conteúdo em que os alunos sentiam mais dificuldades. Posteriormente, foram desenvolvidas três tarefas diferentes, utilizando materiais didáticos distintos e, foi ainda realizada uma entrevista semiestruturada aos três participantes do estudo. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir, com alguma segurança, que a utilização de materiais didáticos, em conteúdos matemáticos, é benéfica para os alunos, pois revelam maior envolvimento nas tarefas propostas e uma melhor compreensão dos conteúdos abordados.
The final apprenticeship report is related to the scope of the Masters Degree of Pre-schooling and Teaching the 1st Cycle of Basic School. It includes a critical reflection in relation to the curricular units of Supervised Teaching Practice (II and III), in the context of apprenticeship, in the 1st Cycle of Basic School and in Pre-school Education. The report also contemplates research whose theme concentrates on the fields of mathematics. For the first part of the report several different materials were used, which had been built and implemented along STP II and III, as well as authors of reference, so as to support the text. In relation to the second part of the apprenticeship final report, a qualitative research was carried out, which main purpose was to understand to which extent the use of didactic materials in the 1st cycle of Basic School classes influences the learning of mathematics, in a very particular topic: rational numbers. This way, a diagnosis was performed for a better understanding of the contents in which learners feel the most difficulties. Later on three tasks were developed, by using different didactic materials, and a semi-structured interview was held to the three participants in the study. The analysis of the collected data allowed to conclude, with some certainty, that the use of didactic materials in mathematical contents is beneficial for learners, because they reveal a greater involvement in the proposed tasks and a better understanding of the addressed contents.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2485
Designação: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final.pdf3,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.