Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2522
Título: Avaliação do conforto térmico em salas de aula
Autor: Coelho, Daniel António Soares
Orientador: Almeida, Ricardo
Palavras-chave: Conforto térmico
Abordagem analítica
Abordagem adaptativa
Edifícios escolares
Data de Defesa: 24-Jul-2014
Resumo: Os edifícios escolares desempenham, hoje em dia, um papel importante na sociedade, constituindo um dos fundamentos do desenvolvimento cívico e intelectual das crianças, jovens e adolescentes. Tanto os jardins-de-infância, que albergam a educação pré-escolar, como as escolas, são espaços que necessitam de atenção especial na conservação do bem-estar e saúde dos seus alunos, permitindo que estes mantenham um elevado desempenho na sua aprendizagem. O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar as condições interiores de conforto térmico, de salas de aula e salas de biblioteca, de algumas escolas do centro urbano de Viseu, aplicando para tal, os modelos sugeridos pelas normas mais usadas atualmente a nível internacional e o modelo desenvolvido a nível nacional pelo LNEC. Nesse sentido foram realizadas duas campanhas de estudos de campo a edifícios da préescola, do 1º ciclo e do ensino superior, onde foram avaliados os parâmetros ambientais que influenciam diretamente o conforto térmico através de medições e as perceções dos ocupantes através de inquéritos elaborados para o efeito. Finalizadas as campanhas foram analisadas as perceções térmicas dos alunos, assim como os resultados dos parâmetros registados utilizando a abordagem analítica. Todo este processo não poderia ser realizado sem antes corrigir o valor da taxa de metabolismo de adultos para crianças. Por fim foram realizadas as avaliações de cada sala seguindo os princípios das abordagens analítica e adaptativa. Verificou-se que o modelo que se fundamenta nos princípios da primeira abordagem é mais exigente do que os modelos que seguem os princípios da segunda. Globalmente, na comparação entre campanhas, verificaram-se melhores resultados na segunda, evidenciando de forma generalizada maior capacidade por parte das salas em garantir conforto térmico nas épocas de meia-estação.
ABSTRACT: School buildings have an important role in society, forming one of the foundations of civic and intellectual development of children, youth and adolescents. Both kindergarten, which have preschool education, and schools are areas that require special attention to preserve the health and welfare of its students, allowing them to achieve a high learning performance. This study aims to evaluate the thermal comfort of classrooms and libraries of schools located in the urban center of Viseu. The models suggested by the internationally standards and the one developed by LNEC were employed. Therefore two field campaigns were conducted in buildings of pre-school, 1st cycle and higher education. The environmental parameters that directly influence the thermal comfort were measured and the occupants’ perceptions were assessed by specific enquiries. Afterwards students’ thermal perceptions were analyzed and the analytical approach was used to evaluate the recorded parameters. Throughout this process the rate of metabolism was corrected from adults to children. Finally each room was evaluated according to the analytical and the adaptive approach. It was found that the model based on the analytical approach is more demanding than the models that follow the principles of the second. Overall, the comparison between campaigns, show better results in the second, reflecting the better performance of the rooms in mid-season climate.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2522
Designação: Mestrado em Engenharia de Construção e Reabilitação
Aparece nas colecções:ESTGV - DEC - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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