Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2524
Título: Fatores que influenciam o consumo de produtos dietéticos e/ou light, a prática de exercício físico e a procura de ginásios
Autor: Duarte, Sónia Maria Vitorino
Orientador: Henriques, Carla
Antunes, Joaquim
Palavras-chave: Satisfação corporal
Ansiedade física social
Razões para se exercitar e o consumo de produtos diet e/ou light
Data de Defesa: 10-Out-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a análise do comportamento do consumidor de produtos dietéticos e/ou light , e a procura de ginásios para a prática de exercício físico. Pretendemos saber quais os fatores que influenciam a procura dos mesmos, de que forma esta procura está diretamente relacionada com a maior ou menor satisfação com a imagem corporal, e pela Ansiedade Física e Social (AFS). Todos estes recursos têm em comum o cuidado com o corpo, a valorização da imagem, não apenas uma imagem saudável, mas mais do que isso, a “beleza ideal”, estereotipada e exigida pela sociedade em que vivemos. O estudo foi realizado a partir de um questionário online , onde os parâmetros sociodemográficos, a prática regular de exercício físico, a recorrência ao ginásio e o consumo de produtos dietéticos e/ou light fizeram parte estruturante do mesmo. Além disso, foram aplicados alguns instrumentos para avaliar a Ansiedade Físico-Social, o grau de insatisfação com a imagem corporal, a insatisfação com o peso corporal e as razões que levam um indivíduo a exercitar-se. O estudo incide numa amostra de 540 indivíduos, 42,22% do género masculino e 57,78% do género feminino, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. De facto o inquérito foi completado por 651 indivíduos, mas foram excluídos os que não pertenciam ao distrito de Viseu.
ABSTRACT: This paper aims to analyze the consumer’s behavior of diet or light products and the search for a gym to work out. We intend to know which factors have an influence on its search and in which way this search is directly related to a higher or lower satisfaction towards the body image and to the Social Physique Anxiety (SPA). All these resources have in common the taking care of the body, the enhancement of the body, not only a healthy image, but more than that the “ideal beauty”, stereotyped and demanded/required by the society. For this study we created an online survey to assess the socio-demographic parameters, the regular physical activity, going to the gym and the intake of diet and/or light products. Furthermore, we applied some instruments to assess the Social Physique Anxiety, the level of dissatisfaction towards the body image, the insatisfaction towards the body weight and the reasons which may lead an individual to work out. The study focuses on a sample of 540 individuals, of which 42,22% are male and 57,78% are female, aged between 18 and 65. In fact, the survey was completed by 651 individuals, but those who did not belong to the Viseu District were excluded.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2524
Designação: Mestrado em Marketing Research
Aparece nas colecções:ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_SoniaDuarte.pdf4,28 MBAdobe PDFVer/Abrir
Errata.pdf155,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.