Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2550
Título: Competência dos alunos em SBV : Estudo comparativo entre o 9º ano e o 12º ano de escolaridade
Outros títulos: Competência dos alunos em suporte básico de vida : Estudo comparativo entre o 9º ano e o 12º ano de escolaridade
Autor: Gala, Clifton Rodrigues
Orientador: Ribeiro, Olivério Paiva
Palavras-chave: Competência
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde
Cuidados primários de saúde
Educação para a saúde
Ensino básico
Ensino secundário
Estudantes
Portugal
Promoção da saúde
Reanimação cardiopulmonar
Cardiopulmonary resuscitation
Competence
Health education
Health knowledge, attitudes, practice
Health promotion
Primary education
Primary healthcare
Secondary education
Students
Data de Defesa: 1-Out-2014
Resumo: Enquadramento: O SBV tem por objetivo reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber pedir ajuda e saber iniciar, de imediato, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação, de modo a manter a vítima viável até que possa ser instituído o tratamento médico adequado e, eventualmente, se restabeleça a ventilação e circulação. Objetivos: Avaliar o nível de conhecimentos em SBV dos alunos; ministrar o conteúdo teórico-prático para a competência em SBV; determinar a relação de um programa de formação acreditado pelo INEM e a aquisição da competência para realizar o algoritmo SBV; identificar os fatores que influenciam a aquisição da competência: idade, escolaridade, sexo, área de estudos e contexto social. Métodos: Estudo analítico, descritivo-correlacional, transversal, utilizando metodologia quantitativa para testar as questões de investigação, propondo-se a avaliar o nível de conhecimentos dos alunos do 9º e do 12º ano e a aquisição de competências para realizar manobras de SBV. Inclui um questionário com questões gerais a visar a caracterização sociodemográfica dos alunos; do agregado familiar; para avaliar a formação e os conhecimentos, em SBV, dos alunos. Para avaliar as competências dos alunos, uma grelha de avaliação (instrumento INEM). Resultados: O ano de escolaridade (U=5588,5; p=0,026) e o fato de os alunos terem formação prévia em SBV (U=409,5; p=0,009) mostram relação significativa com a aquisição de competências em SBV. Todas as outras variáveis em estudo não influenciam nos conhecimentos ou aquisição de competências. Conclusão: Deve ser implementada a formação em SBV aos alunos do 12º ano. A média final de classificações foi 17,49 (Dp=1,278). Para além de serem idades significativas no desenvolvimento cognitivo, 94,4% expressaram a necessidade de formação em SBV. PALAVRAS CHAVE: Suporte Básico de Vida, Conhecimentos, Competências.
ABSTRACT Background: The BLS aims to recognize the situations of imminent danger to life, learn to ask for help and know how to immediately start maneuvers that contribute to the preservation of ventilation and circulation, in order to maintain the victim viable until an appropriate medical treatment can be established and eventually reestablish ventilation and circulation. Objectives: To assess the level of students’ knowledge in BLS; teach the theoretical and practical content for competency in BLS; determine the relationship of a training program accredited by the INEM and the acquisition of competence to perform the BLS algorithm; identify factors that influence the acquisition of this competence: age, education, gender, area of studies and social context. Methods: An analytical, descriptive-correlational, cross-sectional study, using a quantitative methodology to test the research questions by proposing to assess the level of knowledge of students in 9th and 12th grade and their skills to perform BLS maneuvers. Includes a survey with general questions aimed at characterizing the sociodemographics of students and their household and to evaluate their training and knowledge in BLS. An evaluation grid to assess students' skills (INEM instrument). Results: School year (U = 5588.5, p = 0.026) and the fact that students had prior training in BLS (U = 409.5, p = 0.009) showed a significant relation to the acquisition of skills in BLS. All the other variables studied did not influence the acquisition of skills or knowledge. Conclusion: Training in BLS should be implemented with 12th grade students. The final average rating was 17.49 (Dp = 1.278). In addition to being significant ages in terms of cognitive development, 94.4% expressed a need for training in BLS Keywords: BLS, Knowledge, Competencies.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2550
Designação: Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica
Aparece nas colecções:ESSV - UEMC - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
GALA, Clifton Rodrigues - DissertMestrado.pdfDocumento principal5,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.