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Título: Realidade aumentada aplicada em Mobile Marketing
Autor: Lopes, Carlos Alberto Carvalho
Orientador: Morais, Nídia Salomé
Matias, Ana Mafalda
Palavras-chave: Consumidores
Mobile Marketing
Realidade Aumentada
Consumers
Technologies
Augmented Reality
Data de Defesa: 2014
Resumo: Resumo Qualquer investigação pressupõe o desenvolvimento de algo que nos perturba e nos desperta a curiosidade, este trabalho é prova viva desse despertar, tendo a atenção focada na Realidade Aumentada e a sua aplicação ao Mobile Marketing. Assim sendo, formulou-se como principal objetivo desta investigação: apurar qual a influência da Realidade Aumentada no consumidor e na sua relação com o Mobile Marketing. Atualmente verifica-se um crescimento na utilização de dispositivos móveis tais como smartphones e tablets e um aumento das aplicações integradas nestes. Os equipamentos com o decorrer do tempo vêm mais equipados com processadores de última geração: Bússola, GPS, Webcam, Displays: entre muitas outras que tornam estes equipamentos boas plataformas de projeção das aplicações de Realidade Aumentada, tornando-se uma ferramenta tecnológica a ser explorada pelo Mobile Marketing permitindo ter acesso em tempo real a um mundo de informações na palma da nossa mão. Este trabalho identifica algumas das campanhas realizadas em Portugal utilizando a Realidade Aumentada para Mobile Marketing existentes na literatura bem como a sua aplicabilidade, enumerando-se igualmente os browsers que permitem a utilização da Realidade Aumentada, com exemplos práticos e casos de sucesso existentes. Para tal, foi utilizada uma metodologia quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, com a aplicação de um questionário online, a 250 sujeitos. A maioria são do género masculino (56,0%, n = 141), enquanto os sujeitos do género feminino representam 44,0% (n = 109).
Abstract Any research requires the development of something that disturbs and awakens our curiosity, this work is living proof of this awakening, with attention focused on Augmented Reality and its application to the Mobile Marketing. Therefore, it formulated the main objective of this research: determining the influence of Augmented Reality consumer and its relationship with Mobile Marketing. Currently there is a growth in the use of mobile devices such as smartphones and tablets and an increase in these integrated technologies. Equipment with the passage of time are more equipped with the latest processors: Compass, GPS, Webcam, among many others that make these good projection equipment platforms of Augmented Reality applications, making it a technological tool to be exploited by Mobile marketing allowing access in real time to a world of information in the palm of our hand. This paper identifies some of the campaigns in Portugal using Augmented Reality for Mobile Marketing in existing literature and its applicability, it also lists browsers that allow the use of Augmented Reality, with practical examples and case existing success. To this end, a quantitative methodology was used, exploratory and descriptive, with the application of an online questionnaire, 250 subjects. Most are male (56.0%, n = 141), while the subjects were female representing 44.0% (n = 109).
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2576
Designação: Mestrado em Comunicação e Marketing
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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