Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2578
Título: Rotina educativa, linguagem e comunicação : relato crítico de práticas e investigação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Fonseca, Natacha Filipa Coelho da
Orientador: Matos, Isabel Aires de
Figueiredo, Maria Pacheco
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Rotina educativa
Movimento da Escola Moderna
Linguagem e comunicação
1.º ciclo do ensino básico.
Language and communication
Early childhood
Primary education
Daily routine
Data de Defesa: Nov-2014
Resumo: Resumo O presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com enfoque nos processos de formação desenvolvidos em contexto do 1.º ciclo do ensino básico (PES II) e da educação préescolar (PES III). Nesta apreciação, foram consideradas a análise das aprendizagens realizadas e a sua relação com o trabalho investigativo desenvolvido com o estágio na educação pré-escolar. A questão de investigação abordada reflete acerca do potencial de uma rotina educativa baseada no Movimento da Escola Moderna em termos de promoção de aprendizagens relativas à linguagem e comunicação com crianças da educação pré-escolar. Desenvolveu-se um estudo qualitativo de carácter exploratório, em que os dados foram recolhidos através da realização de observação participante, entrevista à educadora de infância, notas de campo e registos áudio. A análise de conteúdo permitiu cruzar dados das diferentes recolhas, articulando momentos específicos da rotina com aprendizagens do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Os resultados identificam aspetos da rotina educativa com potencial para a promoção do desenvolvimento da linguagem e comunicação. Ao longo do relatório, analisaram-se as competências construídas durante o curso. O próprio processo de elaboração do relatório foi importante para o desenvolvimento de capacidades reflexivas e críticas.
Abstract The following report presents the work developed during the Supervised Teaching Practice (PES), within the framework of the Masters Degree in Early Childhood and Primary Education. It focus the professional learning developed in the two contexts: Primary Education (PES II) and Early Childhood Education (PES III). The research work that accompanied the practicum in Early Childhood Education is also included in the report. The research question addressed reflects about the potential of a daily routine based on the Movimento da Escola Moderna, in terms of promotion of children's learning related to language and communication. It was a qualitative study of exploratory nature, in which data was collected through: participant observation, interview to the teacher, field notes and audio records. Content analysis enabled crossing the different data, articulating specific moments of the daily routine with learning of the content area “oral language and emergent writing”. The results identify aspects of the daily routine with potential to promote the development of language and communication. Throughout the report, competences built during the course were analyzed. This process of development of the report was important in order to develop reflective and critical abilities.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2578
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Investgação.pdf856,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.