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Título: Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : ensino/ aprendizagem de português língua não materna
Autor: Alves, Marta Isabel Moreira
Orientador: Matos, Isabel Aires de
Palavras-chave: Integração
Escola
Português língua não materna
Ensino/aprendizagem de L2
Alunos do 1.º CEB
Professores
School
Integration
Portuguese as a Foreign Language
Teaching/ learning of L2
Students of the 1.º CEB
Teachers
Data de Defesa: Dez-2014
Resumo: Resumo O presente Relatório Final de Estágio decorre de um processo de estágio e de percurso, que foi desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, em instituições públicas do distrito de Viseu. Ao longo dos dois semestres de estágio, encontrámos algumas realidades existentes nas nossas escolas, como, por exemplo, a existência de alunos cuja língua materna não é o português e a dificuldade que eles sentem ao aprender uma nova língua. Partindo deste problema, formulámos a seguinte questão: “Quais as dificuldades sentidas pelos alunos e professores no processo de ensino/aprendizagem de Português Língua Não Materna?”. O objetivo principal deste estudo foi compreender como é feita a integração destes alunos na escola portuguesa e perceber como é implementado o ensino/aprendizagem de Português a estas crianças. Optámos por uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada num estudo de caso. Para isso foram utlizados vários instrumentos de recolha de dados, como a observação não-participada, entrevistas semiestruturadas e inquéritos sociolinguísticos a alunos, professoras da turma e ao professor de apoio; foram também construídas tarefas para os alunos com maior dificuldade. Os dados obtidos nesta investigação, permitiram-nos conhecer melhor a realidade escolar dos alunos de PLNM e perceber as suas maiores dificuldades.
Abstract The Final Internship Report stems from a process of internship and course, which was developed in basic scholar education and in pre-scholar education from public institutions in the district of Viseu. Over the two semesters of internship, we found some existing realities in our schools, such as the existence of pupils whose mother tongue is not Portuguese and the difficulty they feel in learning a new language. From this problem, we formulated the following question: "What are the difficulties faced by students and teachers in the teaching / learning of Portuguese Language Not Maternal process?". The main objective of this study was to understand how is the integration of these students in the Portuguese school and see how the teaching / learning of Portuguese is implemented for these children. We opted for a qualitative research methodology, based on a case study. For this various data collection instruments were used such as non-participant observation, semistructured interviews and sociolinguistic surveys to students, teachers class and the teacher support; tasks were also constructed for students with greater difficulty. The data obtained in this investigation allowed us to better understand the reality of school students PLNM and realize their greatest difficulties.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2579
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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