Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2606
Título: O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia Couto
Autor: Pinho, Sara
Amante, Susana
Balula, João Paulo Rodrigues
Palavras-chave: Espaço literário
Literatura para a Infância
Diferença
Mia Couto
Educação literária
Data: Set-2014
Editora: TOPUS - Grupo de Pesquisa
Citação: Pinho, S., Amante, S., & Balula, J. P. (2014). O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia Couto. In TOPUS - Grupo de Pesquisa (Ed.), Caderno de Resumos JOEEL, Vol. 2, n.º 2 (pp.132-136). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.
Resumo: Atualmente, temos de aprender a viver e a conviver numa sociedade em que a diversidade linguística, étnica e cultural é uma realidade, resultante de fenómenos sociais que se constituem como traços da globalização e que não podem ser ignorados. O efeito da globalização verifica-se, também, nas salas de aula em que encontramos alunos oriundos de diferentes países e com diferentes culturas. Daí a necessidade de os alunos, desde cedo, serem confrontados com o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e uma fonte de aprendizagem para todos, respeitando o multiculturalismo das sociedades atuais. No meio escolar, o manual é um auxiliar no desenvolvimento de competências e também um meio para promover a formação cívica dos alunos, nomeadamente o reconhecimento do valor da diferença, o que pode ser conseguido através da leitura de textos literários de expressão portuguesa trabalhados nos manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, como são exemplo "O beijo da palavrinha" e "O gato e o escuro", de Mia Couto, presentes nos manuais escolares do 4.º ano de escolaridade. Estes textos alertam para a necessidade de reconhecer a diferença do Outro como sendo algo positivo, de uma riqueza notável, e não como algo a excluir. Consequentemente, o seu estudo pode ser fonte de enriquecimento na construção multicultural e pode assumir grande importância como forma de partilha e de representação de mundos reais e/ou fantásticos, conhecidos e/ou desconhecidos para os alunos. Assim, nesta comunicação, pretende-se fazer uma abordagem, de caráter exploratório, sobre a relação entre o estudo do espaço na obra literária e o reconhecimento do Outro a partir da análise de "O beijo da palavrinha" e de "O gato e o escuro" que constam da lista de obras e textos recomendados para a iniciação à educação literária nas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, em Portugal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2606
ISSN: 2319-0272
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pinho_Amante__Balula_2014.pdf1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.