Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2641
Título: O impulso da criação - escrita e conceção da peça de teatro "Rasgar o vazio"
Autor: Ribeiro, Maria José Freitas Portela
Orientador: Oliveira, Ana Maria
Fraga, Jorge
Palavras-chave: Origem/impulso
criação
drama
construção de personagens e encenação
Origin/impulse
creation
characters building and direction
Data de Defesa: Nov-2014
Resumo: A arte assume o papel de deleitar quem usufrui dela, ora, neste sentido, este estudo não vem só corroborar a função da arte associada ao prazer ou ao entretenimento, mas vem também reivindicar o seu papel enquanto formadora de uma mente capaz de refletir acerca da mesma e do seu processo de criação. Neste projeto, aqui apresentado, cumpre-se o objetivo de analisar o processo de criação de uma peça de teatro, tendo como ponto de partida entrevistas realizadas a dramaturgos e testemunhos de agentes de teatro. Assume-se, assim, uma teoria analítica sobre a ori-gem da criação da escrita de um texto no mundo das artes e o respetivo impulso criador. Descreve-se também o processo que esta assume na literatura, especificamente na dra-maturgia, e a envolvência que esta obriga quando sobe a palco. Este estudo integra ainda o texto dramático Rasgar o vazio, as entrevistas de dramatur-gos contemporâneos que doaram a sua voz ao refletir acerca do próprio processo de escrita e todo o processo criativo da escrita da peça, desde a sua conceção à forma como o público a acolheu, passando pela redação da mesma, pela construção das personagens, pelos temas abordados para inserção no conflito e pela encenação e movimentos dina-mizados pelo animador artístico.
ABSTRACT The role of art is to delight those who appreciate it; therefore, this study aims to prove that the purpose of the art is to please and entertain, but it also claims that its role is to develop a mind capable of reflecting on art itself and its creative process. The goal of this project is to discuss the way a play can be created, based on interviews conducted with playwrights and on the testimonials from theater agents. Thus, this study uses an analytical approach to the origin of creation in the art world and focus on literature, specifically on the drama, and on its features when it is developed for perfor-mance. This study also integrates the play Rasgar o vazio, the interviews conducted to contem-porary playwrights who have given their voice and shared their experiences about their own creative processes and the entire creative process of writing the dramatic text and the different stages it went through to become a play, from its conception to reaching the audience: the writing of the text itself, the construction of characters, how conflict was embraced, the themes approached, and the staging and dynamics created by the performer.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2641
Designação: Mestrado em Animação artística
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
capa e contracapa.pdf1,74 MBAdobe PDFVer/Abrir
folha-rosto-esev.pdf1,62 MBAdobe PDFVer/Abrir
O impulso da criação.pdf2,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.