Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2653
Título: Sound design guidance as a contribution towards the empowerment of indie game developers
Autor: Alves, Valter
Orientador: Roque, Licinio
Palavras-chave: Independent video game development
Acoustic ecology
Deck of cards
Sound design in games
Design guidelines
Design patterns
Small game developers
Empowerment
Game audio
Game design
Indie games
Pattern languages
Capacitação
Criadores de jogos independentes
Desenho de jogos
Desenho de som em jogos
Desenvolvimento independente de jogos
Ecologia Acústica
Jogos indie
Linguagem de padrões
Linhas orientadoras
Padrões de desenho
Som em jogos
Videojogos
Data de Defesa: 28-Mai-2013
Resumo: Currently, expertise in sound design in games is mostly tacit and held by senior professionals, who are not numerous and who typically work for resourceful teams that are able to afford them. Indie game developers, usually working with low resources, often have to cope with lack of expertise in sound design. We propose to provide guidance for the empowerment of non-expert practitioners to perform sound design in games, assuming the impracticality of integrating sound design experts in their teams. This empowerment also implies leveraging the literacy in this specific domain, hence providing abilities to communicate and participate in the conception of possible explorations. Such abilities could also be beneficial to the broader audience of game developers, where it could create the conditions for expert sound designers to be invited more regularly and earlier into game projects. Our proposal is composed of several contributions. First, we present an operative adherence to a holistic practice of sound design, embedded in game design, in which the exploration of sound is performed in the early phases of ideation and addressed by its purposefulness to the game experience. Then, we present an initial set of design guidelines for sound design in games, which include multidisciplinary concepts and insights. Our observation of game design practitioners using these guidelines led us to also propose a lower-level of guidance: a pattern language for sound design in games, representing recurrent sound explorations found in games of recognized quality. In its current state, version 2.0, the pattern language consists of a network of 81 candidate design patterns, publicly available through the wiki soundingames.com. We also present a deck of cards for sound design in games, which was originally developed for research purposes as way to audit the participation of the patterns during design phenomena, but which eventually evolved into an end-user interface with the pattern language. Through experimentation, we gathered indicators that the proposed guidance can empower non-expert practitioners. The experiments also informed revisions to the proposals and contributed to refine our understanding of the research problem. We conclude this dissertation by presenting the conditions that we have been developing to open the body of knowledge to the community of practice, for discussion and appropriation.
O conhecimento pericial em desenho de som em jogos é, atualmente, maioritariamente tácito e mantido por profissionais experientes que não são numerosos e que trabalham para equipas que possuem recursos para os contratar. Os criadores de jogos independentes, usualmente a trabalhar com escassos recursos, têm frequentemente que lidar com a falta de conhecimento especializado em desenho de som. Propomos fornecer orientações para a capacitação de praticantes não especialistas em desenho de som em jogos, assumindo a impraticabilidade de integrar especialistas com essa competência nas suas equipas. Esta capacitação implica também fomentar a literacia neste domínio específico, promovendo, assim, competências para comunicar e participar na concepção de explorações de som. Tais capacidades também podem ser vantajosas no âmbito mais amplo dos criadores de jogos, junto do qual poderiam criar as condições para que os especialistas em desenho de som fossem convidados com mais regularidade, e mais cedo, para os projetos de criação de jogos. A nossa proposta é constituída por várias contribuições. Começamos por apresentar uma operacionalização holística da prática de desenho de som, incorporada no desenho de jogos, em que a exploração do som é realizada nas fases iniciais da ideação e é apreciada em função do seu propósito para a experiência de jogo. Seguidamente, apresentamos um conjunto inicial de linhas orientadoras para o desenho de som em jogos, que incluem conceitos e influências multidisciplinares. A observação que fizemos da utilização dessas linhas orientadores, por parte de praticantes em desenho de jogos, levou-nos a propor também orientação de mais baixo nível: uma linguagem de padrões para desenho de som em jogos, representando explorações de som recorrentes em jogos de reconhecida qualidade. No seu estado atual, versão 2.0, esta linguagem de padrões consiste numa rede de 81 padrões candidatos, publicamente disponíveis através da wiki soundingames.com. Apresentamos também um instrumento na forma de um baralho de cartas para o desenho de som em jogos, que foi originalmente desenvolvido com fins de investigação, como forma de auditar a participação dos padrões durante a atividade de desenho de jogos, mas que evoluiu para se tornar uma interface entre a linguagem de padrões e o utilizador final. Com base em experimentação, reunimos indicadores de que a orientação que propomos pode capacitar praticantes não especializados. Os exercícios realizados também informaram revisões às propostas e contribuíram para aumentar a nossa compreensão da questão em investigação. Concluímos apresentando condições que temos vindo a desenvolver para abrir esta base de conhecimento à comunidade de prática, para discussão e apropriação.
Descrição: URI: http://hdl.handle.net/10316/23448
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2653
Designação: Doutoramento em Ciências e Tecnologia da Informação
Aparece nas colecções:ESTGV - DI - Teses de doutoramento (após aprovadas pelo júri)

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