Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2669
Título: Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais
Autor: Mateus, Cristina
Figueiredo, Maria Pacheco
Rego, Belmiro
Palavras-chave: portfólios digitais
educação pré-escolar
participação dos pais
eportfolios
early childhood education
parental involvement
avaliação
evaluation
Data: 2014
Citação: Mateus, C., Figueiredo, M. P., & Rego, B. (2014). Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais. IE Comunicaciones-Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 20, 21-36.
Resumo: Apresenta-se um estudo de implementação de portfólios digitais com um grupo de 12 crianças e 24 pais em contexto de educação pré-escolar. O estudo foi desenvolvido como mudança de práticas da educadora de infância, incrementando a participação dos pais na avaliação das crianças. Discutem-se dados de acesso das famílias e aspetos da construção e dinamização dos portfólios pela educadora, na plataforma Moodle. As famílias participaram de forma distinta, mas com interesses específicos e reconhecimento da relevância do instrumento de avaliação em formato digital. Algumas famílias assumiram uma participação proativa. A Moodle revelou-se adequada para as necessidades dos portfólios e das famílias. A study about e-portfolios with a group of 12 children and 24 parents in an early childhood context is presented. The study was developed as profesisonal development with a focus on parental envolvement in chidlren's evaluation. Data from the families access to the platform and portfolios are discussed together with the process of creating and mantaining the portfolios in the Moodle. The families participated in different ways but showed specifi interests in the portfolios as well as overall recognition of the relevance of the digital version. Some families were proactive. Moodle responded to the needs of both the portfolios and the families.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2669
Versão do Editor: http://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4932452.pdf
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Artigos publicados em revista científica
ESEV - DPCE - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dialnet-PortfoliosDigitaisNaEducacaoPreescolar-4932452.pdf584,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.