Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2671
Título: “How do I blur the pencil?” Children's learning about drawing and collaboration using MyPaint
Autor: Figueiredo, Maria Pacheco
Gonçalves, Nelson
Lopes, Maria Helena
Barreiros, Maria de Fátima
Palavras-chave: educação de infância
educação artística
TIC na educação
software livre
uso do computador
early childhood education
arts education
ICT in education
free software
computer use
Data: 2014
Citação: Figueiredo, M. P., Gonçalves, N. A., Lopes, M. H., & Barreiros, M. de F. (2014). “How do I blur the pencil?” Children’s learning about drawing and collaboration using MyPaint. Sensos-e, 1(1). Retrieved from http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=5495
Resumo: No âmbito de um Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi lançado um desafio relativo ao uso de Software Livre com crianças em contextos educativos. Duas educadoras de infância experientes exploraram o MyPaint com uma mesa de desenho digital com os seus grupos. Durante a experiência, foram recolhidos dados sobre a forma como as crianças se apropriaram do uso do software e sobre dimensões da sua aprendizagem do e com o software. Através de uma análise de conteúdo, diferentes aspetos da experiência foram agrupados em temas: organização da exploração do software nos dois contextos; aprendizagem das crianças sobre desenho e materiais de desenho, com relações entre o uso do software o desenho tradicional; e a colaboração para a aprendizagem. A discussão destaca as dimensões da Pedagogia da Educação de Infância mais relevantes na experiência. In a Master's Degree in Early Childhood Education, a challenge about using Free Software applications with children in educational contexts was proposed to the students. Two experienced teachers explored MyPaint with a graphics tablet with their groups of children. During the period of experimentation, data on the appropriation of the software by the children and on important dimensions of their learning of/with the software were collected. Through content analysis, different aspects of the experiences were clustered into themes: organization of the exploration of the software in both settings; children's learning about drawing, with relationships between the software use and traditional drawing; and the collaboration for learning. The discussion highlights the dimensions of Pedagogy of Early Childhood Education that were more relevant in this experience.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2671
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Artigos publicados em revista científica
ESEV - DPCE - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
“How do I blur the pencil ” Children’s learning about drawing and collaboration using MyPaint _.pdf419,35 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.