Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2768
Título: CAUQI - comunidade de aprendizagem de utilização de quadros interativos - diagnóstico e intervenção : um estudo de caso no agrupamento de escolas de Castro Daire
Autor: Carvalho, Paulo Jorge Rodrigues de
Orientador: Pinto, Maribel dos Santos Miranda
Palavras-chave: cauqi
formação
quadros interativos
comunidade de aprendizagem
e-learning community
teacher training
interactive whiteboards
Data de Defesa: 2013
Resumo: Resumo A CAUQI é uma comunidade de aprendizagem através da qual se pretende incrementar o domínio e utilização de quadros interativos em sala de aula por parte dos professores do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, mas também por todos os intervenientes, dado que é uma comunidade aberta e gratuita. Depois de um enquadramento teórico sobre tecnologias na Educação, nomeadamente Quadros Interativos, este projeto apresenta duas etapas: O diagnóstico e a intervenção. Na fase de diagnóstico, procuraremos aferir o nível de formação, domínio e utilização de quadros interativos no Agrupamento de Escolas de Castro Daire, através de uma entrevista ao diretor do Centro de Formação Castro Daire Lafões e de um questionário aos docentes do referido Agrupamento. Na fase de intervenção, e de acordo com os resultados obtidos no diagnóstico, dinamizaremos uma comunidade de aprendizagem, utilizando a plataforma “MOODLE”, com componente de formação e de colaboração interativa. Terminaremos com a análise de interações na CAUQI e as conclusões do projeto.
Abstract The CAUQI is a learning online community engaged in the domain and use of interactive whiteboards in the classroom by teachers of the Castro Daire School Group, but also by all users, as an open and free virtual community. After a theoretical framework on technology in Education, Interactive Whiteboards in particular, this project has two stages: diagnosis and intervention. In the diagnostic stage, we will seek to evaluate the level of training and use of interactive whiteboards in the Castro Daire School Group, through an interview with the director of the Castro Daire Lafões Formative Center and a questionnaire to all teachers of the already mentioned school group. In the intervention stage, and according to the results of the diagnosis, we will boost a learning community, using "MOODLE" as a platform of interactive collaboration and training. We’ll finish the work with the analysis of interactions in CAUQI and the project’s conclusions.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2768
Designação: Mestrado em Educação e multimédia
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto_Mestrado_CAUQI_de_Paulo_Carvalho.pdf3,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.