Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2786
Título: A EVT na reabilitação socioprofissional
Autor: Fontes, Hugo Miguel Pereira dos Santos
Orientador: Ribeiro, Esperança do Rosário Jales
Palavras-chave: EVT
reabilitação
formação
inserção na vida ativa
populações de risco
autonomização
autonomização
inclusão social
empowerment
social inclusion
rehabilitation
training
active life integration
risk populations
Data de Defesa: Abr-2015
Resumo: Os programas de reabilitação profissional para pessoas com deficiência têm sido considerados importantes e têm contribuído para a inserção das mesmas no mercado de trabalho. Por outro lado, são alvos de críticas relativas à sua prática, por vezes tida como paternalista. Devido a essa ambivalência, uma análise de tais programas revela-se importante, por buscar compreensão da dinâmica que se desenvolve no interior da instituição. Assim, esta pesquisa pressupõe analisar e compreender os contextos familiares, escolares e sociais em que os jovens estão inseridos, a sua exclusão/inclusão e inserção socioprofissional, comparar a perceção da aplicabilidade da prática do Ensino Tecnológico nas pessoas frequentadoras das estruturas socioprofissionais, avaliar o grau de aceitação por parte das entidades empregadoras em relação à inclusão socioprofissional das pessoas com incapacidades, bem como propor alternativas capazes de colmatar possíveis dificuldades existentes no que respeita à inclusão socioprofissional deste público-alvo.
Abstract The vocational rehabilitation programs for people with disabilities have been considered important and have contributed to insert them into the labor market. On the other hand, are criticized for its practice sometimes seen as patronizing. Because of this ambivalence, an analysis of such programs is of importance, to seek understanding of the dynamics that develops within the institution. Thus, this research involves analyzing and understanding the family, school and social contexts in which young people are inserted, its exclusion / inclusion and socio-professional integration, compare the perception of the applicability of the practice of Technological Education in people denizens of socio-economic structures, evaluate the degree of acceptance by employers in relation to socio-professional inclusion of people with disabilities, and to propose alternatives that overcome possible difficulties exist with regard to socio-professional inclusion of this target audience.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2786
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)



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