Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2809
Título: O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Pereira, Cândida Filipa Paradela
Orientador: Cardoso, Ana Paula
Rocha, João
Palavras-chave: 1.º Ciclo do Ensino Básico
professores
Prática de Ensino Supervisionada
trabalho de grupo
integração curricular
Supervised Teaching Practice
group work
curricular integration
1.st Cycle of Basic Education
teachers
Data de Defesa: Mar-2015
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes: na primeira, apresentamos uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada que realizámos ao longo do segundo e do terceiro semestres do Mestrado; na segunda parte, damos a conhecer um estudo empírico que visa compreender em que medida o trabalho de grupo pode ser uma estratégia potenciadora de integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para o efeito, recorremos a material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, com o intuito de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e sobre a relevância da integração curricular no 1.º CEB. Em termos empíricos, efetuámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. O mesmo foi elaborado para o efeito e aplicado aos professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo, incluindo o trabalho a pares, como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular no 1.º CEB.
Abstract This Final Internship Report is divided in two parts: first, we present a critical reflection about the Supervised Teaching Practice done during the second and the third semester of the Master´s Degree; in the second part we present an empirical study which aimed to understand the relevance of group work as strategy to promote the curricular integration in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB). To this end we use the material that we prepared during the stage. We also we refer authors and legislation in order to reflect our practices and also on the group methodology and on the relevance of the curriculum integration in the 1st CEB. Empirically we carried out a descriptive research using a questionnaire survey. This was elaborated for this purpose and applied to teachers of the 1st CEB selected from a school grouping in the municipality of Viseu (Portugal). The results obtained allow to conclude that teachers give great importance to group work methodology, but they use it with a variable frequency in their teaching practice in the classroom. Also they indicate that group work, including work in pairs, as a strategy is widely used to make the curriculum integration in the 1st CEB.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2809
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatório versão final.pdf1,04 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.