Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2833
Título: Depressão, ansiedade e stresse em estudantes de enfermagem
Autor: Oliveira, Ana Cláudia Albuquerque Almeida Santos
Orientador: Chaves, Cláudia Margarida Correia Balula
Duarte, João Carvalho
Palavras-chave: Ansiedade
Depressão
Estudantes de enfermagem
Psicometria
Stresse psicológico
Anxiety
Depression
Psychometrics
Stress, psychological
Students, nursing
Data de Defesa: 21-Jan-2015
Resumo: Enquadramento – As dificuldades sentidas no curso de enfermagem traduzem-se em estados de ansiedade, stresse e depressão. Objetivos – Identificar as variáveis sociodemográficas e académicas que interferem no stresse, ansiedade e depressão dos estudantes de enfermagem; analisar a relação entre as variáveis de contexto psicológico e sonolência diurna com o stresse, ansiedade e depressão. Material e Método – Estudo transversal, descritivo correlacional realizado numa amostra não probabilística por conveniência. Recorreu-se ao questionário de caracterização sociodemográfica e académica e às escalas de Ansiedade Depressão e Stresse; Escala de Sonolência de Epworth; Inventário de Personalidade de Eysenck – versão curta e Escala de Bem-Estar Subjetivo. Resultados – Dos 403 estudantes de enfermagem, 86.0% do sexo feminino, 38.5% com idade ≤ 20 anos, 86.1% são solteiros, 59.1% residem na cidade, 53.8% coabitam com os familiares, 28.0% frequentam o quarto ano. Estudantes solteiros/divorciados do 1º e 2º anos, residentes no meio rural, sem atividade remunerada e sem bolsa apresentam níveis mais elevados de depressão, ansiedade e stresse. Quanto mais bem-estar negativo e neuroticismo maior é a ansiedade e o stresse nos estudantes de enfermagem, os que apresentam bem-estar positivo, neuroticismo e extroversão manifestam menor depressão. Há relação entre a depressão, ansiedade, stresse e sonolência diurna, destacando-se os participantes sem sonolência diurna. Conclusão: A idade, o estado civil, o ano que frequentam, a zona de residência interferem na depressão, ansiedade e stresse dos estudantes de enfermagem e há relação entre as variáveis de contexto psicológico e sonolência diurna, com variáveis dependentes.
Abstract Background: The difficulties experienced in the course of nursing translate into states of anxiety, stress and depression. Objectives - Identify the sociodemographic and academic variables that interfere with stress, anxiety and depression of nursing students; analyze the relationship between the psychological context variables and daytime sleepiness with stress, anxiety and depression. Material and Methods: Cross-sectional study, descriptive and correlational conducted on a non probabilistic convenience sample. Appealed to the questionnaire of sociodemographic and academic characterization and scales of Anxiety Depression and Stress; Epworth Sleepiness Scale; Eysenck Personality Inventory - short version and Subjective Well-Being Scale. Results - Of the 403 nursing students, 86.0% female, 38.5% aged ≤ 20 years, 86.1% were single, 59.1% live in the city, 53.8% live with their family, 28.0% attend the fourth year. Students single / divorced the 1st and 2nd years, residents in rural areas, unemployed and without purse activity have higher levels of depression, anxiety and stress. The more negative well-being and higher neuroticism is anxiety and stress in nursing students, those with positive well-being, neuroticism and extroversion manifest minor depression. There is a relationship between depression, anxiety, stress and daytime sleepiness, highlighting the participants without daytime sleepiness.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2833
Designação: Mestrado em Enfermagem Comunitária
Aparece nas colecções:ESSV - UESPFC - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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