Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2844
Título: A importância do jogo lúdico na aprendizagem e na vida escolar da criança
Autor: Morais, Graça Maria Fernandes
Orientador: Figueiredo, Abel
Eira, Paulo
Palavras-chave: escola
Criança
jogo
lúdico
desenvolvimento
aprendizagem
learning
school
children
game
playfulness development
Data de Defesa: Mai-2014
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico, o presente Relatório Final de Estágio reflete o percurso nele efetuado. As intervenções realizadas em contexto de educação pré-escolar permitiram compreender a pertinência do jogo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e como este constitui uma ferramenta facilitadora para o educador enquanto promotor de aprendizagens. Neste sentido, empreendemos uma investigação de índole qualitativa, em torno do jogo lúdico, neste ciclo de formação. Procuramos, por um lado, averiguar como aquele influência a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, por outro lado, validar a sua utilidade, como estratégia de ensino, utilizada pelo educador. Os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: - O jogo tem um papel crucial para a aprendizagem e desenvolvimento (físico, motor, psicológico e cognitivo) completo e mais saudável das crianças do Jardim de Infância; - Permite que os papéis de educadores e crianças sejam realçados, na medida em que os primeiros podem aqui transmitir os seus conhecimentos bem como estratégias que adquiriram ao longo da experiência que têm comprovada. Já as crianças podem mostrar a sua essência e, através dela, enriquecer esse meio de aprendizagem; - As experiências livres são tão ou mais importantes que as delineadas (quer por meio de atividades diárias, quer por planos de atividades anuais, ou até planificações mensais) visto que é nelas que os educadores têm possibilidade de ver repercutido o seu trabalho; - A organização dos espaços é essencial, interior e exteriormente, tendo em conta que é neles que as crianças têm de se sentir seguras; estes espaços devem também ser potenciadores de convivências positivas, inter-relações criança-criança, educador-criança e auxiliar-criança de forma a incrementar a importância das relações (de amizade, respeito, colaboração, parceria, partilha, entre outras); - Os projetos também ganham um peso considerável ao envolverem pessoas de fora, para que mais uma vez, diferentes conhecimentos sejam transmitidos e enriquecidas as mentes destas crianças para o que as espera no futuro.
Abstract Under the Master of Early Childhood and 1st Cycle of Basic Education, we made this final Training Report, whit the propose of reflecting the journey that we made under the context of early childhood and 1st cycle of Basic Education. The interventions that we made in the context of early childhood allowed us to understand the importance of the game and the playfulness to the development and learning of children and how this are a facilitating tool for the teacher as a promoter of learning. In this context, we undertook a qualitative research around the playful game, in this cycle of education, in order to ascertain how it influences the learning and development of children and their usefulness as a teaching strategy on the part of the teacher. The data collection was conducted through interviews of semidiretiva nature, focusing on six kindergarten teachers, in the municipality of Viseu. The results point to the following set of key findings: - The game has a crucial role in learning and development (physical, motor, psychological and cognitive) for the children from the early childhood; - Highlights the roles of teachers and children, in that the formers can here apply their knowledge and strategies acquired through their experience; children can show their essence and, through it, enrich this learning environment; - The free experiences are as or more important than those outlined (either through daily activities, either by annual plans of activities, lesson plans or even monthly) since it is in them that educators have the opportunity to see their work passed; - The organization of spaces is essential, inside and outside, bearing in mind that it is in them that children have to feel secure; these spaces must also be positive of furtive relationships child-child, teacher-child in order to increase the importance of relationships (friendship, respect, collaboration, partnership, sharing, among others); - The projects also gain considerable weight when involving outsiders, so that once again, different knowledge is transmitted and the minds of these children enriched for what awaits them in the future.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2844
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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