Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2851
Título: Perspetivas de evolução para plataformas de código aberto na conceção e partilha de conteúdos para e-learning
Autor: Lousado, José P.
Palavras-chave: E-learning
LMS
Formação Mediatizada
Multimédia
Sistemas Integrados de Ensino
Data: 9-Abr-2015
Editora: Conselho Profissional do Secretariado
Resumo: O ensino e a formação a distância, assenta no princípio da separação física de aluno/formando e formador. Sendo uma modalidade de formação que facilmente se adapta às inovações tecnológicas, tira partido de novas formas de comunicação, síncrona a assíncrona, pelo que o ensino e formação a distância assume na sua nova vertente, o e-learning, a garantia de que esta não é uma modalidade complementar de ensino e de aprendizagem, mas sim uma forte alternativa ao ensino e formação tradicional. Assente na Internet e nos serviços associados a esta tecnologia o e-learning, permite que sejam criados ambientes artificiais, virtuais, que facilmente se identificam com uma sala de aula, permitindo a interação entre os diversos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem. Os conteúdos terão obrigatoriamente de sofrer alterações quer no formato, quer no meio de comunicação. Os professores e formadores terão forçosamente de se adaptar às inovações tecnológicas que dia para dia vão emergindo no campo educacional, pelo que são necessárias ferramentas auxiliares, para a tarefa de criação de conteúdos, bem como a sua publicação e disponibilização on-line. Nesse sentido, o presente trabalho pretende apresentar um conjunto de ferramentas modernas que são maioritariamente de código aberto e de utilização livre, que podem suportar o e-learning em todas as fases do processo, desde a modelação e produção dos conteúdos, até à sua disponibilização, em ambiente de formação virtual. São abordadas aplicações que podem ser utilizadas em diferentes contextos de ensino aprendizagem, assim como as plataformas que as poderão utilizar, nomeadamente dispositivos móveis, caminhando no sentido do m-learning, como evolução natural do e-learning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2851
Aparece nas colecções:ESTGL - DETICCF - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Perspetivas_elearning_2015.pdf130,27 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.