Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2854
Título: “Acordos mediáticos”: educação para os Media no ensino superior em diálogo com a avaliação em contexto educativo
Autor: Melão, Dulce
Palavras-chave: educação para os media
ensino superior
avaliação
Data: 2015
Editora: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Citação: Melão, D. (2015). “Acordos mediáticos”: educação para os Media no ensino superior em diálogo com a avaliação em contexto educativo. In H. G. Pinto, M. I. P. S. Dias & R. G. Muñoz (Orgs.). IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 318-323). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ISBN 978-989-8797-05-6)
Resumo: Atualmente estabelecemos pactos diversificados com os Media, cuja influência no dia-a-dia tem sido crescente, face à quantidade de informação que permanentemente somos convidados a (di)gerir. Celebramos, assim, quotidianamente, “acordos” com os Media, implícitos e explícitos, de diversa ordem, que merecem ponderação. No ensino superior, os estudantes participam também de tais pactos, porventura mais relevantes para os futuros profissionais da Comunicação Social. Neste sentido, apresentamos os resultados de um estudo exploratório, realizado no âmbito da unidade curricular de Teoria da Informação e da Comunicação II, na qual a avaliação das aprendizagens contemplou a exploração e disseminação dos “acordos” com os Media supracitados, com base na iniciativa 7 dias com os Media, abrindo uma reflexão possível sobre o papel omnipresente dos Media na sociedade. Assim, traçámos os seguintes objetivos para este estudo: i) apresentação de um breve enquadramento teórico sobre as práticas de leitura mediática realizadas pelos estudantes no ensino superior; ii) apresentação e discussão dos resultados do nosso estudo, contemplando a abordagem pedagógica realizada no contexto da avaliação da unidade curricular de Teoria da Informação e da Comunicação II. Concluímos que o trabalho realizado possibilitou aos estudantes uma reflexão mais apurada sobre a importância dos Media no quotidiano, contribuindo possivelmente para o desenvolvimento de um exercício de cidadania mais amplo e ativo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2854
ISBN: 978-989-8797-05-6
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Atas_IPCE_2015.pdf215,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.