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Título: Qualidade do sono em estudantes do ensino profissional
Autor: Amaral, Sónia Patrícia Ferreira Pais
Orientador: Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira Azevedo
Duarte, João Carvalho
Palavras-chave: Adolescente
Ensino profissional
Estilo de vida
Estudantes
Família
Sono
Adolescent
Education, professional
Family
Life style
Sleep
Students
Data de Defesa: 6-Fev-2015
Resumo: Enquadramento: O sono assume um papel preponderante no desenvolvimento físico e mental do adolescente. Adolescentes com sono insuficiente apresentam menor rendimento escolar, alterações do humor e nas relações interpessoais, dificuldade na tomada de deci-são, alteração da aparência física e sonolência. Objetivos: Avaliar a qualidade de sono e analisar a influência das variáveis sociodemográfi-cas e académicas, familiares e estilos de vida na qualidade de sono dos estudantes do en-sino profissional. Métodos: Estudo transversal, descritivo correlacional em 281 estudantes (60,30% rapazes; 15-22 anos, M=17,63 ± 1,39), de duas Escolas Profissionais. Utilizou-se, a Escala de Adap-tabilidade e Coesão Familiar, Questionário de Sonolência em Adolescentes de Cleveland, Índice Qualidade Sono de Pittsburg e questionário de dados pessoais, académicos, familia-res e estilos de vida. Resultados: Os estudantes dormem mais de 8 horas por noite, não usam medicação, la-tência do sono normal, boa eficiência, sem disfunção diurna e sem perturbações. As rapari-gas, residentes na aldeia, revelam melhor rendimento escolar e qualidade de vida. Os estu-dantes, pertencentes a famílias nucleares, sem irmãos, com pais casados e família equilibrada os que praticam atividade física frequentemente, fazem refeições em casa du-rante a semana e em família, não fumam e sem sonolência revelam melhor qualidade de sono. A sonolência no transporte, género masculino, idade e sonolência noturna predizem a qualidade de sono. Conclusão: O sono e as características individuais associadas devem ser tidos em conta nos processos de diagnóstico e intervenção no ensino profissional. Face à pertinência do tema, deverá privilegiar-se a interação afetiva com a família. Palavras-chave: Sono, Adolescentes, Família, Sonolência diurna.
Abstract Framework: Sleep plays a vital role in physical and mental development of adolescents. Teenagers with insufficient sleep have lower academic incomes, changes in mood and in interpersonal relations, decision-making difficulty, physical appearance changes and sleepi-ness. Objective: Assess sleep quality and analyze the influence of socio-demographic and aca-demic variables, family relationships and life-style in vocational education students´ sleep quality. Methods: Cross-sectional, descriptive and correlational research, applied in 281 students (60,30% males; 15-22 years old, M=17,63 ± 1,39) from 2 Vocational Schools. The Family Adaptability and Cohesion Scale was used, The Cleveland Adolescent Sleepiness Question-naire, The Pittsburgh Sleep Quality Index and a questionnaire with personal, academic, fa-miliar and life-style data. Results: Students sleep more than 8 hours per night, don´t use medication, have a normal sleep latency, good efficiency, without day-time dysfunction or disturbances. Females who live in the village reveal a better school performance and life quality. Students belonging to nuclear families, without brothers or sisters, with married parents and balance family practice physical activity frequently, have meals at home with the family during the week, don´t smoke and without sleepiness reveal better sleep quality. Sleepiness on transports, male gender, age and nocturnal sleepiness predict the quality of the sleep. Conclusions: Sleep and associated individual characteristics must be taken into consider-ation in the diagnosis and intervention processes in vocational education. According to the relevance of the theme, it should be given priority to the afective interaction with the family. Key-words: Sleep, Adolescents, Family, Day-time sleepiness.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2866
Designação: Mestrado em Enfermagem Comunitária
Aparece nas colecções:ESSV - UESPFC - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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