Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Design de tarefas matemáticas com criatividade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
menezes, julho, 2005_2.pdf624.6 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A escola pode desempenhar um papel importante na promoção da criatividade. Quem não é desafiado a ser criativo, por norma, não se torna criativo. Mesmo os que revelam elevado potencial para a criatividade, sujeitados a um ensino fortemente rotineiro, que não a promove nem a deixa florescer, tendem a atrofiar essa capacidade. Um aluno criativo precisa de um professor criativo ou que use de criatividade. As tarefas, entendidas de forma larga como solicitações à ação, são um elemento estruturante da atividade que se pode realizar numa aula e, portanto, também do ser criativo. Facilmente se admite que o ensino da Matemática baseado no treino de procedimentos conduz o aluno a ser capaz de seguir rotinas, mas não a ser capaz de selecionar e, sobretudo, de criar novas formas de atuar. Sendo importante ser capaz de executar procedimentos, mais importante ainda é ter pensamento sobre as coisas em que estamos envolvidos, ter compreensão conceptual e ser capaz de comunicar com os outros. O design de tarefas matemáticas assume neste contexto um papel relevante, não porque elas determinem o ensino e muito menos a aprendizagem. Contudo, conceber boas tarefas matemáticas é condição necessária para a promoção de aprendizagens ricas. Claro que a forma como as tarefas são planificadas e depois geridas na sala de aula constitui-se como um elemento decisivo para os resultados obtidos.

Description

Keywords

criiatividade design de tarefas matemáticas

Pedagogical Context

Citation

Menezes, L., (2015). Design de tarefas matemáticas com criatividade. In A. Barbosa, A. Peixoto, G. Barbosa, L. Fonseca, L. Saraiva, L. Neves (Org.), Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – atas 2015 (pp. 127-130). ESEVC: Viana do Castelo.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ESE Viana do Castelo

CC License