Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2919
Título: Ensino explícito de estratégias de leitura no Ensino Básico
Outros títulos: Explicit teaching of reading strategies in Middle School Education
Autor: Balula, João Paulo Rodrigues
Palavras-chave: Estratégias de leitura
Compreensão
Formação de leitores
Educação literária
Data: Set-2015
Editora: Revista Gallego-Portuguesa de Psicología y Educación
Citação: Balula, J. P., & Miragaia, E. (2015). Ensino explícito de estratégias de leitura no Ensino Básico. In M. Peralbo, A. Barca, A. Risso, C. Brenlla, L. S. Almeida e B. Duarte (Orgs.). Libro de Resúmenes del XIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía (pp. 112-113). A Coruña: Revista Gallego-Portuguesa de Psicología y Educación.
Resumo: O ensino explícito de estratégias de leitura, bem como de recolha e tratamento da informação, reveste-se de particular importância. É igualmente crucial promover a leitura dos textos literários como forma de favorecer a articulação entre o prazer na leitura e o desenvolvimento da compreensão. Esta comunicação pretende apresentar uma reflexão acerca dos resultados de dois estudos sobre o desenvolvimento da compreensão na leitura (Balula, 2007; Miragaia, 2014). Conclui-se que o ensino explícito de estratégias de leitura contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências associadas à compreensão na leitura, para a aprendizagem em termos globais e para o êxito escolar e social dos alunos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2919
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Balula_&_Miragaia_2015.pdf130,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.