Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2949
Título: O contributo da expressão musical para o desenvolvimento do oral das crianças que frequentam educação pré-escolar
Autor: Castro, Ana Catarina Cunha Santos
Orientador: Balula, João Paulo Rodrigues
Aguiar, Maria Cristina
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Expressão Musical
Literacia Emergente
Linguagem oral
Preschool Education
Oral language
musical Expression
Emergent Literacy
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente relatório insere-se na área de formação de docência do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contempla uma reflexão crítica das práticas, nomeadamente do segundo e do terceiro semestres do curso, bem como uma investigação que pretende perceber qual o contributo da expressão musical para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças em idade pré-escolar. Para a reflexão crítica, apoiámo-nos em todos os materiais desenvolvidos ao longo dos estágios e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico. O trabalho de investigação é de caráter descritivo com recurso a entrevistas a educadores de infância do concelho de Viseu e do concelho de Fafe. O estudo permite concluir que a expressão musical em contexto de jardim-de-infância é muito importante para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, contribuindo para promoção da interdisciplinaridade ao nível das diferentes áreas de conteúdo.
This report is an integrating part of the Master’s Degree in Preschool and Primary School Teaching. It consists not only on a critic analysis of the practices, namely of those carried out in the second and third semesters of the course, and also a research that want to understand what difference the musical expression for oral language development in children in pre-school. For the critic analysis, we had all the material designed for the internship and also the specific normative profiles of the professional performance of preschool and primary school teachers as our support resources. The investigation survey is generally descriptive, based on inquiries answered by preschool teachers working in Viseu and Fafe district. The study concludes that in the context of musical expression preschool and primary school is very important for the development of oral language of children, as well as the interdisciplinary of the different areas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2949
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio final de estágio.pdf590,39 kBAdobe PDFVer/Abrir
capa-esev-sem-lombada preenchida.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir
folha-rosto-preenchidaa.pdf2,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.