Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2952
Título: O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológica
Autor: Correia, Luísa Maria Gonçalves
Orientador: Cardoso, Ana Paula Pereira Oliveira
Rodrigues, Paula Azevedo
Palavras-chave: Ensino Básico
Educação Tecnológica
Jogos e brinquedos
motivação, empenho
Technological Education,
Basic Education
Toys and games
motivation
commitment
Data de Defesa: 2014
Resumo: A presente investigação aborda o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e no empenho dos alunos para a disciplina de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu a análise da evolução do currículo da disciplina de Educação Tecnológica, a sua metodologia específica, os conceitos de motivação e empenho e o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais para a melhoria da motivação no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica. Em termos metodológicos, realizou-se uma investigação exploratória, de natureza qualitativa, efetuada em cinco instituições de ensino básico do concelho de Viseu. Participaram nove professores e quarenta e cinco alunos da referida disciplina, mediante a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a implementação de unidades de trabalho que envolvem a construção de brinquedos tradicionais são propiciadoras de motivação e empenho dos alunos, constituindo uma mais-valia para a concretização do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Tecnológica no Ensino Básico.
This research addresses the contribution of traditional games and toys to students’ motivation and commitment in the school subject of Technological Education. The theoretical framework is based on the analysis of the evolution of the national curriculum of Technological Education, its specific methodologies and also on the analysis of the concepts of motivation and commitment. This research also takes into consideration the contribution of traditional games and toys in the development of motivation in the teaching-learning process of the school subject of Technological Education. The methodology used was an exploratory research of a qualitative nature made in five institutions of Basic Education in Viseu. Nine teachers of Technological Education and forty-five students participated in this research. They were interviewed following a semi-structured script. The results reveal that the implementation of work units which involve building traditional toys boost students' motivation and commitment, which represents an added value to the teaching-learning process of this school subject in Basic Education.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2952
Designação: Mestrado de Ensino em Educação Visual e tecnológica do E. B.
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
finali..pdf1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
folha_rosto_relatorio.pdf2,58 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.