Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2962
Título: Desempenho do coordenador de departamento curricular e supervisão pedagógica
Autor: Abreu, Alice do Céu dos Santos
Orientador: Cardoso, Ana Paula
Rocha, João
Palavras-chave: desenvolvimento profissional
supervisão pedagógica
Coordenador de Departamento Curricular
gestão intermédia
liderança
formação contínua
professional development
pedagogical supervision
Coordinator of Curriculum Department
middle management
leadership
training
Data de Defesa: Out-2014
Resumo: O presente estudo debruça-se sobre a perceção dos professores acerca do desempenho do Coordenador de Departamento Curricular na atual organização escolar portuguesa e sobre alguns fatores que podem influenciar esse mesmo desempenho. A metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação de caráter descritivo e transversal, com a aplicação de um inquérito por questionário. Atendendo às características desta investigação, selecionámos uma amostra de conveniência, relativamente à proximidade geográfica e à exequibilidade do estudo, procurando abranger todos os professores dos vários departamentos curriculares, de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. A informação recolhida foi sujeita a análise estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos indicam que, relativamente ao desempenho do Coordenador de Departamento Curricular, os docentes valorizam a promoção da articulação entre os professores do próprio departamento curricular com outros departamentos, o incentivo à reflexão sobre as práticas docentes e à abertura à mudança e inovação. Consideram também que o Coordenador de Departamento Curricular deve promover o trabalho colaborativo, bem como gerar e partilhar conhecimentos. Os professores consideram ainda que os fatores que podem influenciar de forma negativa o desempenho do cargo são a elevada carga letiva atribuída ao coordenador e a consequente falta de tempo para responder a todas as solicitações que o cargo exige. Relativamente à formação especializada em supervisão pedagógica, de todos os professores inquiridos, apenas os educadores de infância consideram que este é um fator que pode influenciar positivamente o desempenho do cargo. Dada a escassez de estudos neste âmbito, as conclusões desta investigação podem contribuir para o maior conhecimento sobre a figura do Coordenador de Departamento Curricular, as suas funções enquanto líder e supervisor e a sua influência no desenvolvimento do trabalho da escola enquanto organização, uma vez que este é um cargo de gestão intermédia relativamente recente na estrutura escolar portuguesa.
This current study focuses on the perception of teachers regarding the functions of the Curricular Department Coordinator in the Portuguese school organization and some factors that could influence his or performance. The methodology utilized in this study is based on an inquiry of the descriptive and cross-sectional character, with the method being a survey given to teachers. Based on the characteristics of this study, a sample of convenience was chosen, relative to the geographic proximity and practicability of the study, looking to include all of teachers of the various curricular departments, in a grouping of schools in the district of Viseu. The information obtained in this study was subjected to a descriptive and inferential statistical analysis. The results show that, relative to the functions of the Coordinator of the Curricular Department, teachers value the advancement between other teachers within the same curricular department and with other departments, with the incentive of reflection within their own teaching and to change or innovate their own teaching. It is also considered that the coordinator of the curricular department should promote collaborative work, also in generating and sharing of ideas with other teachers. Teachers recognize that some of the factors that may affect the coordinator’s job negatively may be the high level of academic responsibility given to the coordinator and the lack of time to respond to all requests asked of the coordinator. Of all the teachers surveyed, within the spectrum of teaching, only kindergarten teachers stated that this is a factor that could positively influence the coordinator’s job performance. Due to the lack of research in this area, the results of this research contributes to a greater understanding of the functions of the curricular department coordinator, his or her functions as a leader or supervisor and its influence with the development of school organization, being that it’s a fairly new job within the Portuguese school structure.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2962
Designação: Mestrado em Supervisão Pedagógica (Educação de Infância/1º CEB)
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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