Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2963
Título: A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Marques, Isabel da Conceição Gomes Mendes
Orientador: Gomes, Cristina Azevedo
Gonçalves, Nelson
Palavras-chave: Educação Básica
sensores
pensamento abstrato
TIC
Estudo do Meio
educação ambiental
Primary education
environmental education
sensors
abstract thinking
ICT
sciences
Data de Defesa: Out-2014
Resumo: O presente trabalho consiste num estudo de caso, de cariz qualitativo, que teve como objetivo estudar de que forma a utilização das tecnologias pode facilitar a promoção do pensamento abstrato em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi implementado sob a forma de projeto, designado de “Horta-Bio”, numa turma do 3º ano de escolaridade. Este consistiu no desenvolvimento de atividades de aprendizagem ao nível do ensino da educação ambiental, abrangendo conceitos relativos à área de Estudo do Meio e de Matemática. Recorreu-se à utilização de sensores eletrónicos, para recolher dados e estabelecer relações entre as grandezas ambientais e biológicas. Foram utilizadas, por parte dos alunos, várias ferramentas Web 2.0 para registo e publicação dos resultados obtidos. O quadro teórico mobilizado remete para as teorias de aprendizagem de caráter construtivista e construcionista, entafizando o contributo da tecnologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento das competências para o século XXI. A análise dos resultados obtidos permite concluir, sem generalizar, que o uso das tecnologias, inseridas em situações de aprendizagem significativas, favorece o desenvolvimento do pensamento abstrato.
The present study is a qualitative method case study, which sought to study how the use of ICT can improve and promote abstract thinking on children in primary schools. It was implemented as a project in a 3rd grade class under the name of "Horta-Bio". This project intended to develop some learning activities at the environmental education level, covering concepts related to the area of Social Environment and Mathematics. Electronic sensors were used to collect data and establish relationships between environmental and biological variables. Several 2.0 Web tools were also used by the students for registration and disclosure of the results. The deployed theoretical framework draws attention to the constructivist and constructionist learning theories, while emphasizing the contribution of technology for learning and develop skills in the twenty-first century. The analysis of the results achieved conclude, without generalizations, that the use of technology, inserted in significant learning situations, promotes the development of thinking.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2963
Designação: Mestrado em Educação e Multimédi
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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