Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2976
Título: A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso
Autor: Teixeira, Diana Sofia Guimarães
Orientador: Fernandes, Rosina
Aguiar, Maria Cristina
Palavras-chave: Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade
Pré-escolar
Estágio
1.º CEB
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder
Music
Música
Internship
Pre-school
Primary school
Data de Defesa: 2015
Resumo: Este trabalho pretende efetuar uma apreciação crítica de todo o percurso de estágio realizado (pré-escolar e 1.º ciclo), bem como apresentar um estudo de caso sobre um aluno com diagnóstico de Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade, atendendo à experiência de contacto com a problemática em contexto de prática de ensino supervisionada e ao interesse pessoal pela música como possível estratégia de intervenção. Salienta-se que, em geral, a experiência de estágio se revelou muito enriquecedora para a formação no âmbito do mestrado. No que se refere ao estudo de caso, procurou-se conhecer o contexto escolar, familiar e social deste aluno e perceber em que medida é que a música poderia contribuir para o seu desenvolvimento. Para tal, realizaram-se entrevistas ao aluno, encarregada de educação, diretora de turma, professora de Educação Musical e psiquiatra. Alguns professores preencheram também questionários. Os principais resultados revelaram que apesar do desconhecimento sobre a influência da música na perturbação, parece haver apenas algum interesse em explorar esta estratégia complementar de apoio ao aluno no processo de ensino-aprendizagem.
ABSTRACT This paper aims to make a critical report on the work developed in internship (pre-school and primary school) and present a case study of a student diagnosed with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder, attending the experience with the theme during the supervised practice in context and personal interest in music as a promissory strategy of intervention. In general, the internship experience was very important in the context of this master degree. With regard to the case study, we intended to know the school, family and social context of this student and see in what extent music could contribute to his development. To this end, interviews were conducted involving the student, teacher’s director, music teacher and psychiatrist. Some other teachers also completed questionnaires. The main results revealed that despite the lack of knowledge about the influence of music in this disorder, there seems to be some interest in exploring this complementary strategy to support the student in the teaching-learning process
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2976
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final de Estágio.pdf1,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.