Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2983
Título: Supervisão pedagógica em contexto creche : perspetivas de educadores de infância e de auxiliares de ação educativa
Autor: Teixeira, Paula Cristina Correia
Orientador: Ribeiro, Esperança Jales
Figueiredo, Maria Pacheco
Palavras-chave: colaboração;
especificidade do contexto
creche
supervisão
specific context
perfil de supervisor
supervision
childcare
supervisor profile
collaboration
Data de Defesa: 2015
Resumo: Nas últimas décadas, como resultado de profundas mudanças sociais e económicas, um número crescente de crianças desde a nascença até aos 3 anos de idade tem ingressado em creches. No início estes locais foram criados, essencialmente, com o propósito de acolher crianças durante o período de trabalho dos pais. Desde então que as creches têm vindo a ser investidas de dimensão educativa e de preocupações de incremento de qualidade nas suas práticas. O presente trabalho é vocacionado para a investigação da supervisão em contexto creche, enquanto contributo para esses dois desideratos. Neste sentido, analisaremos a perspetiva dos educadores de infância e dos auxiliares de ação educativa que exercem a sua atividade na creche, mormente sobre a necessidade de existir supervisão pedagógica nesta circunstância. Na elaboração do presente estudo debruçar-nos-emos sobre a importância da supervisão enquanto ferramenta que permite ajudar na construção e no crescimento dos educadores de infância e respetivos auxiliares de educação. Investigaremos também as finalidades da supervisão pedagógica em contexto creche, na perspetiva dos profissionais que na creche exercem a sua atividade. Este estudo tem como objetivo principal caracterizar as conceções sobre a supervisão pedagógica em creche relativamente aos educadores de infância e auxiliares de educação que neste contexto exercem a sua atividade e investigar as características de processos supervisivos necessários em creche na perspetiva destes dois grupos profissionais. A dissertação encontra-se dividida em quatro capítulos. Nesta divisão de forma genérica e sequencial os temas abordados serão os seguintes: educação e orientações pedagógicas em creche, creche e supervisão pedagógica, metodologia utilizada e por último a apresentação e a discussão dos resultados obtidos. Para a obtenção dos resultados a metodologia aplicada foi a de investigação qualitativa, com recurso a inquérito por questionário com questões elaboradas pela autora da dissertação em função dos objetivos do estudo. Neste seguimento importa referir que a amostra foi obtida no distrito de Viseu, sendo a classificação da amostra repartida por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Santa Casa da Misericórdia, Centros Sociais e Paroquiais e Entidades Lucrativas. Neste estudo, revelamos que a supervisão em contexto creche é pertinente mas deve ser de dimensão horizontal de forma a “assumir contornos nítidos de prática eminentemente colaborativa, ao ser exercida pelos membros do grupo enquanto pares que dividem entre si equitativamente a responsabilidade na condução desta atividade supervisiva” (Alarcão & Canha, 2013, p. 53). O estudo destaca ainda a relevância da supervisão pedagógica no contexto creche, de modo a promover a qualidade e consequentemente o desenvolvimento da criança. Dos resultados obtidos, torna-se imperioso salientar que apesar de a amostra estudada considerar a supervisão como uma mais-valia neste contexto, nem todos gostariam de ser supervisados.
In recent decades, as a result of profound social and economic changes, a growing number of children from birth up to 3 years old are entered in day care centers. Earlier these sites were set up mainly for the purpose of accommodate children during parents' working hours. Since then the kindergartens have been invested with educational dimension and quality increase of concerns in their practices. This work is devoted to the supervision of the research day care context, as a contribution to these two desiderata. In this regard, we will examine the prospect of early childhood educators and educational action assistants who carry out their activity in day care, especially on the need to be pedagogical supervision in this circumstance. In preparing this study we will dwell on the importance of supervision as a tool that lets you help in the construction and growth of early childhood educators and respective education auxiliary. We will also investigate the purposes of educational supervision in daycare context, from the perspective of professionals in daycare exercise their activity. This study aims to characterize the conceptions about the pedagogical supervision in day care with regard to kindergarten teachers and teaching assistants in this context carry on their activity and investigate the characteristics of supervision processes required in day care from the perspective of these two professional groups. The dissertation is divided into four chapters. In this division generally and sequential the topics covered will be: education and pedagogical guidance in day care, child care and pedagogical supervision, the methodology used and finally the presentation and discussion of the results. To obtain the results the methodology applied was the qualitative research, using questionnaire survey with questions prepared by the author of the dissertation according to the study objectives. In this connection it should be noted that the sample was obtained in the Viseu district, and the classification of the sample divided by Private Institutions of Social Solidarity (IPSS), Holy House of Mercy, Social and Parish Center and Profit Entities. This study revealed that supervision in daycare context is relevant but should be horizontal dimension in order to "take sharp contours of highly collaborative practice, to be exercised by members of the group while couples who divide among themselves equally the responsibility for conducting this supervision activity "(Alarcão & Canha, 2013, p. 53). The study also highlights the relevance of pedagogic supervision in day care context, in order to promote the quality and consequently the development of the child. From the results, it is imperative to note that although the study sample consider supervision as an asset in this context, not everyone would like to be supervised.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2983
Designação: Mestrado em Supervisão Pedagógica
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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