Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2987
Título: Das práticas supervisionadas à investigação : contributos dos jogos didáticos para a aprendizagem na Educação Pré-escolar
Autor: Rodrigues, Marisa Isabel Gomes
Orientador: Figueiredo, Maria
Nunes, João
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Conhecimento do Mundo
jogos didáticos
Didática das Ciências Sociais
primary education
Early Childhood Education
Knowledge of the World
educational games
social sciences didactics
Data de Defesa: 2015
Resumo: Na primeira parte deste relatório, é apresentada a reflexão dos estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2012/2013 e no 1.º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2013/2014, ambos no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º CEB. Nesta reflexão é feita a caraterização dos contextos onde foi concretizado cada estágio, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas. A segunda parte do trabalho é constituída por um estudo sobre a utilização de jogos didáticos em termos de promoção de aprendizagens no âmbito das Ciências Sociais, que integram a área de conteúdo Conhecimento do Mundo, na Educação Pré-Escolar. Sabendo que a função dos materiais e jogos didáticos é apoiar a aprendizagem e a compreensão de temas e conteúdos de uma forma mais significativa, e que uma das áreas de conteúdo na Educação Pré-Escolar é o Conhecimento do Mundo, a questão proposta para esta investigação pretendeu conhecer de que forma os jogos didáticos apoiam as aprendizagens nesse na Educação Pré-Escolar. Neste sentido, num primeiro momento foi feita uma análise dos jogos existentes no jardim de infância, através da observação estruturada, para perceber o tipo de jogos que existiam, tendo como foco os jogos relacionados com as Ciências Sociais. Numa fase posterior, foi realizada uma entrevista semiestruturada à educadora do mesmo jardim para esclarecer vários tópicos como o critério de seleção dos jogos existentes na sala, a forma como os jogos são implementados, os momentos em que as crianças os utilizam e a relevância dos jogos para a aprendizagem na área de Conhecimento do Mundo. A investigação ocorreu no jardim de infância onde foi realizado o estágio. Com o estudo, percebemos que embora existam alguns jogos didáticos que apoiam as aprendizagens no âmbito das Ciências Sociais na Educação Pré-Escolar, estes estão em minoria quando comparados com domínios como a Linguagem Oral e Abordagem à Escrita ou Matemática
Abstract The first part of this report shows the reflection of the two experiences of practicum: one in early childhood education (year 2012/2013) and one in primary education (2013/2014). This reflection is based on the characterization of the contexts, as well as the analysis of the professional learning developed. The second part consists in a study on the use of educational games to promote learning about the social sciences, which are part of the knowledge of the world area, in early childhood education. Knowing that teaching materials and educational games support the process of learning and the understanding of topics and content in a more meaningful way; and that one of the content areas in early childhood education is knowledge of the world, the study sought to understand how the educational games support the learning in Social Sciences in early childhood education. First, an analysis of existing games in one specific kindergarten was undertook, through structured observation, to realize the kind of games that existed related to Social Sciences. Second, the teacher from the classroom was interviewed to clarify various topics, like how the existing games in the classroom are selected, the way the games are implemented, how many times the children use them and the significance of the games for the knowledge of the world area, specifically the Social Sciences. The research took place in the kindergarten where the practicum was conducted. With the study, we realized that although there are some educational games that support learning in Social Sciences in early childhood education, these are in minority when compared to areas such as language or mathematics.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2987
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final de Estágio.pdf3,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.