Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/300
Título: As práticas dos educadores de infância no domínio da matemática
Autor: Borges, Maria
Cardoso, Ana Paula
Palavras-chave: Práticas dos Educadores de Infância
Conhecimento profissional
Desenvolvimento profissional
Formação inicial e contínua
Data: Jun-2010
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Relatório da Série N.º: 38;
Resumo: O presente estudo1 pretende compreender as práticas dos Educadores de Infância no domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar, uma problemática relevante, dada a influência que as experiências de ensino-aprendizagem neste domínio têm na estruturação do pensamento humano, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança. Com este estudo procuramos: i) conhecer as práticas pedagógicas dos Educadores de Infância no domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar; ii) averiguar quais as condições de trabalho dos educadores para a realização da sua prática; iii) avaliar as concepções que os educadores têm relativamente à Matemática; iv) caracterizar qual a formação inicial e contínua dos educadores. Trata-se de um estudo exploratório, de carácter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário para a recolha de informação. Este foi realizado a partir de uma amostra de 217 Educadores de Infância do distrito de Viseu. Tendo em conta os resultados obtidos, verificamos que o domínio da Matemática não é muito valorizado nas práticas dos educadores. Constatamos, ainda, que os Educadores de Infância revelam dificuldades ao nível da didáctica da Matemática, especialmente na abordagem dos conceitos de medidas e grandezas, padrões, números e numeração, e que os mesmos não valorizam, e até excluiriam, os conceitos de padrões e medidas. Ficou também patente a necessidade de os educadores receberem formação na área da Matemática, particularmente ao nível da Educação Pré-Escolar, a fim de poderem criar práticas educativas mais coerentes e eficazes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/300
ISSN: 1647-662X
Aparece nas colecções:RE - Número 38 - Junho de 2010
ESEV - DPCE - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As práticas dos educadores de infância no domínio da matemática.pdf119,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.