Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/3010
Título: Revisão do Modelo Integrado Técnico Tático de Ensino Compreensivo do Desporto - Uma proposta teórica
Autor: Víctor López-Ros, Bruno Avelar-Rosa
Palavras-chave: Iniciação desportiva
Ensino para a compreensão dos jogos desportivos
Construtivismo
Data: Dez-2015
Editora: Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
Citação: López-Ros, V., & Avelar-Rosa, B. (2015). Revisão do Modelo Integrado Técnico-Tático de Ensino Compreensivo do Desporto - Uma proposta teórica. Journal of Sport Pedagogy and Research. 1(8), 22-29.
Resumo: O Modelo Integrado Técnico-Tático de Ensino Desportivo surge no final dos anos 90 do século passado quando López-Ros e Castejón (1998a, b) apresentaram as suas bases e parte das suas aplicações práticas. Posteriormente, a proposta inicial foi revista e atualizada (López-Ros & Castejón, 2005) aprofundando e clarificando determinados aspetos do modelo. O Modelo Integrado Técnico-Tático surge, em parte, pela influência dos modelos táticos e compreensivos do ensino dos desportos de colaboração e oposição (desportos coletivos) desenvolvidos em diferentes países europeus (e.g., Bayer, 1986; Bunker & Thorpe, 1982; Mahlo, 1969) e também como consequência da falta de evidências científicas sobre se seria mais adequado iniciar o ensino destes desportos pela técnica ou pela tática (e.g., Rink, French, & Tjeerdsma, 1996). Este modelo tem subjacente a perspetiva construtivista de ensinoaprendizagem, caraterizando-se particularmente por: (a) ensinar simultaneamente técnica e tática de forma contextualizada. Para tal, quando se ensina a tática reduz-se a exigência técnica e vice-versa; (b) aplicar as aprendizagens em situações de jogo simplificado que permitam a contextualização das aprendizagens em cenários de maior complexidade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/3010
ISSN: 1647-9696
Aparece nas colecções:ESEV - DCDM - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revisão do MIT-T de ECD - Uma proposta teórica.pdf252,97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.