Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/302
Título: A tutoria em contexto de ensino não superior: proposta de acompanhamento socioeducativo em equipa multidisciplinar
Autor: Ribeiro, Esperança Jales
Oliveira, Catarina
Pereira, Célia
Felgosa, Diana
Nunes, Viviane
Palavras-chave: Professor Tutor
Equipa Multidisciplinar
Intervenção Socioeducativa
Data: Jun-2010
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Relatório da Série N.º: 38;
Resumo: A Escola assume um papel cada vez mais significativo na vida dos jovens, propondo-se garantir uma educação integral a todos os que acolhe, independentemente da sua proveniência ou características. A necessidade imperiosa de responder aos desafios provocados pelas mudanças sociais “exige-lhe” uma desmedida ambição pedagógica; trata-se de chegar a todos, esbater desigualdades, contribuir para um processo de igualdade de oportunidades. Torna-se, pois, imprescindível dotar a escola de meios que possam servir tão grandes exigências, cada vez mais próximas do domínio da acção socioeducativa. A proposta de acompanhamento tutorial, que apresentamos, assenta neste propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental da figura do Professor Tutor, cujas competências e perfil foram legislados desde o princípio da década de noventa. Uma das formas possíveis de perspectivar o papel do Professor Tutor passa por enquadrá-lo no que designamos de Equipa Multidisciplinar de Actuação Imediata (EMAI) constituída pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Assistente Social e Educador Social, para além dos profissionais da estrutura da organização do sistema educativo (caso do director de turma). Depois de identificadas algumas das funções de cada elemento, apresentar-se-á uma proposta de acompanhamento tutorial, em contexto escolar, cuja missão deverá terminar com a maioridade do menor sinalizado ou no momento do seu ingresso no mundo de trabalho. Esta equipa deverá, ainda, para cumprimento dos seus intentos, interagir com a família do menor e com as redes sociais de apoio local, de forma coordenada, no sentido da promoção de acções de carácter preventivo e interventivo no âmbito do plano de acção tutorial definido.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/302
ISSN: 1647-662X
Aparece nas colecções:RE - Número 38 - Junho de 2010
ESEV - DPCE - Artigos publicados em revista científica



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