Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/3022
Título: Portugal: destino para turismo holístico
Autor: Rocha, Gabriel Lopes da
Orientador: Seabra, Cláudia Patrícia de Almeida
Silva, Carla Maria Alves da
Palavras-chave: Turismo Holístico
Característica do Turista
Características da presente viagem
Imagem do destino turístico Portugal (Gerês, Lisboa, Algarve e Açores)
Papel na indústria de Turismo de Portugal
Data de Defesa: 7-Jul-2015
Resumo: O Turismo Holístico ganhou força no mundo com turistas que procuram programas e experiências que tragam equilíbrio às suas vidas. Praticar turismo holístico significa que qualquer turista pode usufruir e aproveitar uma experiência diferente, mais do que um simples contacto com as culturas, pessoas, lugares ou paisagens. Centra-se na autotransformação dos seres humanos, procurando entender mais sobre si mesmos. Em termos de Portugal Continental e ilhas, as regiões como o Gerês, Lisboa, Algarve e Açores apresentam todos os ingredientes para se tornarem destinos importantes para a prática do turismo holístico. Para além do estudo desta nova modalidade de turismo no mercado atual, o presente estudo procurou saber se Portugal, particularmente as zonas anteriormente referidas, estão capazes de desenvolver este produto em suas regiões. De modo a que o estudo se torne mais fidedigno, optou-se pela realização de um questionário que ajudará a analisar aspetos preponderantes no mesmo. A recolha dos dados ocorreu através de questionários presenciais e questionários inseridos em plataformas online, os quais foram realizados durante um período de 3 meses. A análise dos resultados obtidos permitiu entender e verificar certos parâmetros estatísticos relativos às diferentes escalas de investigação introduzidas no questionário. Permitiu ainda entender as características do turista e da sua presente viagem bem como os dados sociodemográficos de cada inquirido. A presente investigação e estudo visa entender a ideia que cada individuo tem desta nova modalidade de turismo, de modo a auxiliar potenciais entidades a investir neste tipo de produto. Em termos de conclusão, saber o que cada potencial individuo ou turista valoriza, sente e necessitava em termos de realização pessoal, pode transformar este tipo de produto num segmento competitivo face a outros no mercado.
ABSTRACT: The Holistic Tourism gained strength in the world with tourists seeking for programs and experiences that bring balance to their lives. Practicing holistic tourism means that any tourist can enjoy a different experience, more than a simple contact with cultures, people, places or landscapes. It focuses on self-transformation of a human being and in the sense that each person gives his own life, trying to understand more about themselves. If we consider Portugal and the islands, regions like Gerês, Lisbon, Algarve and the Azores are places that have all the ingredients to become important destinations for the practice of holistic tourism. In the current market and in addition to the study of this new type of tourism, it examined whether Portugal, particularly the above-mentioned areas, are able to develop this product in their regions. So that the study becomes more reliable, it was decided to carry out a questionnaire that will help analyze aspects in it. Data collection occurred through face questionnaires and questionnaires inserted into online platforms, which were carried out over a period of 3 months. The results allowed us to understand and verify certain statistical parameters for the different research scales introduced in the questionnaire, and about the tourist characteristics and its present trip and also meet the demographic data of each person. This research aims to study and understand the vision that each individual holds about this new type of tourism in order to later help potential entities to invest in this type of product, in particular the initially mentioned areas of study. To conclude, knowing what every tourist value, feel and need in terms of personal fulfillment, can turn this type of product in a competitive segment compared to others on the market.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/3022
Designação: Mestrado em Gestão Turística
Aparece nas colecções:ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Gabriel_Rocha.pdf3,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.