Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/3024
Título: Projeto de Internacionalização Mazaltur Rio de Janeiro - Brasil
Autor: Salles, Vital Ferreira
Orientador: Seabra, Cláudia Patrícia de Almeida
Barros, Samuel Ferreira
Figueiredo, António
Palavras-chave: Internacionalização
Oportunidades de Internacionalização
Agente de Viagens & Consultor de Viagens
Cliente tecnológico
Competências
Data de Defesa: 24-Jul-2015
Resumo: O mercado turístico passa atualmente por um momento de grandes transformações à escala mundial, em consequência principalmente da crise económica a nível mundial, das novas tecnologias e da globalização, fenómenos que com o decorrer dos tempos moldam toda a cadeia produtora e prestadora de serviços turísticos. Atualmente um cliente quando pensa em comprar um produto turístico e/ou fazer uma viagem, tem acesso às informações que, anteriormente, eram restritas aos profissionais da área de turismo, principalmente aos Agentes de Viagens. O cliente moderno pode adquirir as suas informações e viagens nas diversas páginas webs das companhias aéreas, rede hoteleira, operadores turísticos, rent-a-car, entre outros. Ao Agente de Viagem, torna-se obrigatório que esteja sempre disponível para obter muitas e novas competências profissionais, tornando-se desta forma um “Consultor de Viagens”. São tomadas novas medidas para o desenvolvimento profissional deste novo conceito de profissional, com o objetivo de se manter atualizado e cada vez mais dinâmico. O Consultor de Viagens terá de aprender que a competência na nova função depende da consciencialização mútua do agente de viagens e das agências de viagens rumo à absorção de políticas e programas de qualificação profissional, fazendo-se necessário que os consultores compreendam as novas configurações para que o turismo continue a ser uma atividade fundamental neste novo cenário, para a prestação de serviço de consultoria em viagens. Outro fator que levou a profundas alterações no comportamento das empresas turísticas e agentes de viagens foi sem dúvida a crise económica à escala mundial. Quanto à crise económica é importante ressaltar que o setor turístico foi um dos poucos mercados que conseguiu ultrapassar uma das maiores crises a nível mundial. Por tudo isso, pode-se entender que surge uma oportunidade para a internacionalização, desde que o promotor do projeto opte por um país, região ou cidade que atenda a sua zona de conforto. A Mazaltur considerando a importância da internacionalização num mercado globalizado, pretende através deste Plano de Internacionalização fazer uma análise estratégica e de viabilidade económica e financeira para abrir um escritório na cidade do Rio de Janeiro no Brasil.
ABSTRACT: Nowadays, the tourism market is going through major changes worldwide, mainly as a result of the global economic crisis, new technologies and the globalization phenomena that, as time goes by, frame the production chain and provider of travel services. Currently, when a customer thinks of buying a touristic product and / or take a trip he has access to information that were previously restricted to professionals in tourism, especially Travel Agents. The modern customer can purchase his trip and information on the webs pages of several airlines, hotel chains, tour operators, rent-a-car, among others. It becomes mandatory that the Travel Agent is always available with many new professional skills, thus becoming a 'Travel Consultant ". Measures are taken for the professional development of this new concept of professional in order to keep up. The Travel Consultant will have to learn that the ability for the new role depends on the mutual awareness of the travel agent and travel agency, towards the absorption of policies and programs of vocational training agencies, making it necessary that the consultants understand the new settings in order to keep tourism the vital activity in this new scenario for the delivery of consultancy service in travel. Another factor that led to deep changes in tourism companies and travel agents’ behavior was, undoubtedly, the economic worldwide crisis. Talking about the economic crisis it is important to emphasize that the tourism sector was one of the few markets that has overcome one of the biggest worldwide crises. For all this, one can understand that the opportunity for internationalization arises, as long as the project proposer chooses a country, region or city that meets his comfort zone. Through this Internationalization Plan and considering the importance of the internationalization in a global market The Mazaltur intends to make an economical and financial strategic analysis to open an office in the City of Rio de Janeiro in Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/3024
Designação: Mestrado em Gestão Turística
Aparece nas colecções:ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ProjetoIntMazalturFinal.pdf6,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.