Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/303
Título: Contributos da psicanálise para a educação e para a relação professor - aluno
Autor: Franco, Vítor
Albuquerque, Carlos Manuel Sousa
Palavras-chave: Psicanálise
Educação
Posições teóricas
Professor
Aluno
Data: Jun-2010
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Relatório da Série N.º: 38;
Resumo: A Psicanálise trouxe uma nova forma de olhar a criança e a infância. O maior contributo de Freud, para os profissionais da educação, reside no facto de ter conduzido a uma forma nova de olhar a infância, que contrasta fortemente com a crença vitoriana de que o mau comportamento ou os problemas de personalidade da criança eram o resultado do pecado original, só corrigíveis por uma disciplina severa e rígida (Fontana, 1986). Ao longo dos últimos cem anos, a Psicanálise teve um papel incontornável na compreensão do funcionamento mental e, inevitavelmente, os seus contributos foram sendo progressivamente integrados no domínio educativo. Este artigo centrar-se-á sobre a descrição deste contexto.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/303
ISSN: 1647-662X
Aparece nas colecções:RE - Número 38 - Junho de 2010
ESSV - UER - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Contributos da psicanálise para a educação e para a relação professor - aluno.pdf154,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.