Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/3119
Título: Supervisão pedagógica no âmbito do ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolar
Autor: Casteluche, Valéria Antonieta Martinez
Orientador: Lopes, Susana Cristina Santos Fidalgo Fonseca Moura
Lopes, Ana Maria Marques da Costa Pereira
Palavras-chave: supervisão pedagógica
contextos pré-escolares
ensino precoce de Inglês
linhas orientadoras
pedagogical supervision
pre-school contexts
early teaching of English
guidelines
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente estudo teve como principal finalidade explorar a temática da supervisão pedagógica no âmbito do ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolar. Nesse sentido, foi feito um estudo exploratório, enquadrado num paradigma qualitativo, tendo sido realizadas observações de aulas de Inglês lecionadas a dois grupos de crianças de 4 e 5 anos, num jardim-escola de Viseu. A investigação baseou-se na pesquisa documental e recorreu à observação naturalista e sistemática, a notas de campo e a um diário de bordo. Uma vez concluídas as observações, foi feita uma análise comparativa dos diversos aspetos observados no decorrer das aulas de ambos os grupos, bem como das principais estratégias utilizadas quanto ao ensino do inglês como língua estrangeira a crianças desta faixa etária, para assim definir, na ausência de práticas pedagógicas supervisivas a este nível de ensino, possíveis linhas orientadoras que possam vir a ajudar os professores de Inglês no que respeita ao ensino precoce desta língua em contextos pré-escolares.
This study aimed primarily at exploring the theme of pedagogical supervision concerning the early teaching of the English language in pre-school education contexts. With this purpose, an exploratory study was undertaken, within a qualitative paradigm, in the course of which observations of English lessons taught to two groups of 4 and 5 year-olds were accomplished, in a nursery school in Viseu. The project was based on documental research and it made use of naturalistic and systematic observation, field notes and a logbook. Once the observations were concluded, a comparative analysis was done, focusing on the several aspects observed during the lessons of both groups and on the main strategies employed as far as the teaching of English as a foreign language to very young learners is concerned, in order to define, in the absence of supervisory teaching practices at this school level, possible guidelines capable of helping teachers of English concerning the early teaching of this language in pre-school contexts.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/3119
Designação: Mestrado em Supervisão Pedagócica
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE VALERIA MARTINEZ.pdf1,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.