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Título: Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação: atividades práticas nos manuais de estudo do meio
Autor: Figueiredo, Sílvia Ferreira
Orientador: Carvalho, Maria Paula
Novais, Anabela
Palavras-chave: Manuais escolares
Estudo do Meio
Atividades práticas
Tipologia de atividades práticas
Textbooks
Typology of experimental activities
Study of the Environment
Experimental activities
Data de Defesa: 2015
Resumo: O relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório inclui duas partes, uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada nos dois contextos, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizada durante o segundo e terceiro semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma a realizar essa reflexão crítica sobre as práticas em contexto, debruçámo-nos sobre todos os materiais construídos ao longo do estágio, como planificações e reflexões, assim como recorremos a autores de referência. A segunda parte trata-se de um estudo empírico, que pretende analisar as atividades práticas nos manuais de Estudo do Meio do 3.º e 4.º anos de escolaridade, quanto à sua presença e tipologia. Foram analisados 12 manuais, 6 do 3.º ano e 6 do 4.º ano disponíveis no ano letivo 2014/2015. Em termos empíricos, a investigação é de caráter qualitativo, com recurso à análise documental. Os dados obtidos permitem concluir que todos os manuais escolares analisados incluem atividades práticas e abordam os mesmos temas, havendo predominância ou escassez de atividades práticas sempre nos mesmos blocos programáticos em todos os manuais escolares analisados, assim como um desequilíbrio semelhante relativamente à presença e ao número dos diferentes tipos de atividades práticas.
Abstract The final report comes under the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master study programme in Early Childhood and Primary Education. This report includes (i) a critical reflection on the Supervised Teaching Practice in both contexts, Early Childhood and Primary Education, held during the second and third semesters of the study programme. In order to perform this critical reflection on the practice in context we focused on all materials built along the Teaching Pratice, and the plans and reflections referred by authors in the literature, and (ii) an empirical study that aims to examine the practical activities in the Environmental Studies textbooks of the Primary Education. We analyzed 12 books, 6 of the 3rd year and 6 of the 4th year available in the school year 2014/2015. The analysis by publisher is discussed in the study. Empirically, the research is qualitative, using the documentary analysis. The data shows that all the analyzed textbooks include practical activities and address alike issues in same programmatic blocks. There is a similar non-balance presence of types and number of practical activities.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/3122
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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