Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/3320
Título: Práticas de ensino supervisionada e a importância da creche na transição para o Jardim-de-Infância
Autor: Freire, Sara Henriques
Orientador: Ribeiro, Esperança Jales
Palavras-chave: Creche
Jardim-de-Infância
Aprendizagem das crianças
Desenvolvimento
Transição
Socialização
Nursery
kindergarten
Children’s learning
Development
Transition
Socialization
Data de Defesa: 18-Dez-2015
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada III (PES III) do 2.º Ciclo de Estudos, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e inclui duas partes distintas. A primeira parte diz respeito às práticas de estágio desenvolvidas no decorrer da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES). Aí, proceder-se-á a uma reflexão crítica acerca do trabalho desenvolvido nos referidos contextos e das experiências de aprendizagem que daí resultaram. A segunda parte do relatório final de estágio está relacionada com a execução de um trabalho de investigação centrado nos seguintes objetivos: compreender a importância da frequência da creche no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, identificar a opinião dos profissionais sobre a creche e as suas atividades e conhecer a relação pais/Jardim-de-Infância/Creche. O estudo em causa segue uma metodologia qualitativa, mais concretamente o estudo de caso e envolve duas educadoras de creche, três educadoras do jardim-de-infância, nove pais das crianças da creche e sessenta e uma crianças (9 responderam às entrevistas acerca da frequência da creche e 52 executaram o desenho alusivo à visita à sala de creche). Com a realização deste trabalho de investigação pretende-se acima de tudo obter resposta à seguinte questão: “Qual a importância da frequência da Creche na transição para o Jardim-de-Infância?” Tendo em conta o estudo realizado foi possível obter determinadas conclusões de acordo com as perpetivas dos profissionais (educadoras de creche e educadoras do jardim-de-infância), pais e crianças do jardim-de-infância. No parecer dos profissionais a creche é importante no sentido de autonomia (gerir a separação dos pais), em termos de regras, altruísmo e partilha de brinquedos, bem como o desenvolvimento global das crianças. Os pais consideram que a creche proporciona o desenvolvimento pessoal e aprendizagem das crianças. Para além disto, a mesma permite educar os seus filhos e é a primeira etapa da educação escolar. Porém, existem pais que referem que o facto de deixarem os seus filhos na referida instituição está relacionado com a inexistência de tempo da sua parte.De acordo com as entrevistas realizadas às crianças do jardim-de-infância podemos verificar que a frequência da creche foi fundamental para o crescimento saudável das crianças, sendo que 89% das crianças têm lembranças positivas sobre o primeiro dia de creche, 57% das crianças menciona como atividades que mais gostavam brincar com as bolas, 100% mencionaram que preferem brincar com outras crianças, 78% revelaram a existência de uma interação positiva entre as mesmas e a educadora, bem como 100% afirmou existir reações positivas à participação dos pais nas suas atividades.
This Report Stage Final was developed as part of the course Supervised Teaching Practice III (PES III) of the 2nd cycle studies, the Master in Pre - School and Primary Education 1st Cycle of Education and includes two distinct parts. The first part concerns the training practices developed during the course of Supervised Teaching Practice (PES). There will be to carry out a critical analysis of the work done in these contexts and learning experiences that resulted. The second part of the final stage is related report with the execution of a focused research work on the following objectives : understanding the importance of the frequency of the nursery in the development and learning of children , identify the views of professionals on childcare and their activities and know the relationship parents / Garden - of - Childhood / Kindergarten . The study in question follows a qualitative methodology , specifically the case study and involves two teachers of kindergarten, three teachers of kindergarten, childhood , nine parents of children in day care and sixty- one children ( 9 responded to interviews about the frequency the nursery and 52 performed the allusive drawing to visit the nursery room) . With the completion of this research is intended to above all an answer to the question: "How important is Creche frequency in the transition to kindergarten?" Having regard to the study it was possible to obtain certain conclusions according to outlook professionals (nursery teachers and educators - garden for children), parents and children - garden for children. In the opinion of the professional day care is important in the sense of autonomy (managing separation of parents), in terms of rules, altruism and sharing toys, and the overall development of children. Parents consider that the nursery provides personal development and learning of children. In addition, it allows educate their children and is the first stage of school education. However, there are parents who state that the fact of leaving their children in the said institution is related to the lack of time on your part. According to the interviews the children 's garden - of - childhood can be seen that the frequency of day care was essential for the healthy growth of children , and 89 of children have positive memories about the first day of kindergarten, 57 % of children mentions as activities they liked more to play with balls, 100 % said they prefer to play with other children, 78% revealed the existence of a positive interaction between them and the teacher as well as 100 % said there positive reactions to the participation of parents in their activities.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/3320
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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