Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/3334
Título: Marketing territorial : uma estratégia para Viseu
Autor: Pinto, Cláudia da Conceição Lameira
Orientador: Ferreira, Ivone
Palavras-chave: Marketing Territorial
Marca
Desenvolvimento Sustentável
Comunicação
Planeamento Estratégico
Viseu
Territorial marketing
strategic planning
Brand
development
sustainable development
communication
Data de Defesa: 30-Mar-2016
Resumo: Vivemos na era da globalização, em que as cidades desenvolvem iniciativas de promoção dos seus territórios e produtos. O marketing territorial constitui uma ferramenta essencial para ajudar o desenvolvimento sustentável dos territórios. Ele auxilia na elaboração das estratégias, na identificação de necessidades, desejos e interesses dos diferentes stakeholders, estudando os elementos essenciais para que um lugar se torne atrativo, competitivo e diferenciado. É neste contexto que devem surgir as estratégias de desenvolvimento local, pensando globalmente, agindo localmente, considerando o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e a imagem do território. A presente investigação focar-se-á no estudo de um caso em particular, o desenvolvimento de Viseu, através do marketing territorial e a consequente utilização de ferramentas para implementar uma estratégia de marketing assente no branding territorial. O projeto segue uma abordagem metodológica qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas em profundidade, realizadas a entidades públicas e privadas da região, que contribuem no desenvolvimento e visibilidade de Viseu. Os objetivos desta investigação são, portanto, a criação de uma estratégia para Viseu, compreendendo as principais caraterísticas definidoras e o potencial do território, tornando-o mais atrativo para os residentes, turistas e investidores.
Abstract Territorial marketing is an essential tool to support the sustainable development of territories. It assists in the preparation of strategies, to identify needs, wants and interests of different stakeholders and studies the essentials elements that make a place attractive, competitive and differentiated. In this context, local development strategies should emerge, by thinking globally, acting locally, considering the sustainable development, quality of life and the image of the territory. This research will be focused on the study of a particular case, which is the development of Viseu through the branding and territorial marketing as well as the most important tools for the development of a marketing strategy. This project will follow a qualitative approach, supported in semi-structured in-depth interviews conducted with public and private entities in the region, contributing for the development and visibility of Viseu. Therefore, the goals of this research are: the creation of a strategy for Viseu, understanding the key defining characteristics and the potential of the territory, making it more attractive for residents, tourists and investors.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/3334
Designação: Mestrado em Comunicação e Marketing
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marketing territorial uma estratégia para Viseu.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.