Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/375
Título: Educação especial: aspectos históricos e evolução conceptual
Autor: Campos, Sofia
Martins, Rosa Maria
Palavras-chave: Educação Especial
Evolução conceptual
Data: Abr-2008
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Relatório da Série N.º: 34;
Resumo: No decorrer da existência humana, a perspectiva social em relação aos portadores de deficiências, nem sempre foi a mesma, sofrendo alterações paralelamente à evolução das necessidades do ser humano e à própria organização das sociedades. Segundo Jimenez (1997), a evolução conceptual da deficiência, pode dividir-se em três épocas: a primeira considerada pré-histórica e que engloba as sociedades primitivas e se prolonga até à Idade Média; a segunda, em que emerge a ideia de que os deficientes são pessoas a quem é preciso prestar assistência; e finalmente a terceira,corresponde a época actual, onde o conceito de Deficiência se desenvolve perspectivado em função de uma sociedade, que ideologicamente se afirma como sendo inclusiva.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/375
ISSN: 1647-662X
Aparece nas colecções:RE - Número 34 - Abril de 2008
ESSV - UER - Artigos publicados em revista científica

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