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Título: Prática de ensino supervisionada e o uso de contos de tradição oral no desenvolvimento da oralidade : um estudo de caso em contexto de 1º CEB
Autor: Presas, Rosângela Alves
Orientador: Matos, Aires de
Castelo, Adelina
Palavras-chave: Desenvolvimento da oralidade
contos de tradição oral
língua materna
aquisição de língua segunda
bilinguismo
Development of oral language
tales from the oral tradition
mother tongue
second language acquisition
bilingualism
Data de Defesa: 13-Jun-2016
Resumo: presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervionada (PES) do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), compreende duas valências. A primeira parte diz respeito às práticas realizadas ao longo das PES, onde é feita uma reflexão e análise de todo o trabalho desenvolvido, em ambos os contextos. A segunda parte é referente ao trabalho investigativo. Assim, a base para a elaboração deste estudo foi a seguinte questão-problema: “A exploração de contos de tradição oral pode constituir uma estratégia eficaz para o desenvolvimento da Oralidade, em alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) integrados em turmas de falantes nativos?” Trata-se de um estudo de caso, de uma criança congolesa, sendo uma investigação de cariz descritivo. Deste modo, recorreu-se a instrumentos de recolha de dados inerentes à investigação qualitativa, tais como, observação participante, notas de campo e gravações de áudio. Após realizado o enquadramento teórico, baseado no tema do estudo, concretizou-se uma análise dos resultados obtidos, dando a conhecer as conclusões obtidas. Toda a investigação aborda o uso de uma estratégia de ensino, em sala de aula, sendo ela o trabalho com os contos de tradição oral, que permita à criança congolesa do estudo, desenvolver a sua oralidade.
This Report of Final Practice was developed under the Course of Supervised Teaching Practice (PES, from “Prática de Ensino Supervisionada”, course name in Portuguese), which is part of the Master's curriculum in Preschool Education (PE) and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE). It includes two distinct parts. The first part focuses on the practices carried out along the PES, consisting mainly in a reflection and analysis of the work done in both contexts. The second part of this report represents the research done. This study aims at contributing to answer the question " The exploitation of tales of oral tradition can be an effective strategy for the development of oral language in students of PLNM integrated into classes of native speakers?". The research is based on a case study of a Congolese child and represents mainly a descriptive and qualitative nature. Therefore,it makes use of various data collection instruments associated with qualitative research, such as participant observation, field notes and audio recordings. After the theoretical and conceptual framework of the study, an analysis of the results is presented, showing the conclusions drawn from the research. All the research deals with the use of a teaching strategy, in the classroom, it being the work with the tales of oral tradition, which enables the child to the Congolese study, develop their oral language.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/4097
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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