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Título: A influência do género e da ocasião na frequência de consumo de vinho
Outros títulos: The role of gender and occasion on the frequency of wine consumption
Autor: Marques, Carlos
Guia, Ana
Palavras-chave: comportamento do consumidor de vinho
ocasião de consumo
conhecimento subjetivo
motivações para o consumo de vinhos
género
Data: 2015
Resumo: Este trabalho pretende avaliar de que modo a frequência de consumo de vinho depende do género do comprador e da ocasião a que se destina a compra. Para tal, foi desenvolvido e validado um modelo estrutural que incluiu o conhecimento subjetivo da categoria e as motivações para consumir como variáveis mediadoras. Os dados empíricos foram recolhidos de uma amostra de 523 compradores entrevistados após a compra em grandes superfícies retalhistas de Lisboa e Porto. Os resultados indicam que a frequência de consumo é explicada predominantemente pela ocasião de consumo no contexto de refeição normal, havendo também um efeito muito significativo da motivação por gratificação sensorial. O conhecimento subjetivo revelou-se um elemento fundamental no comportamento do consumidor, quer pela sua influência sobre as motivações, quer pela sua influência sobre a frequência de consumo. Sugere-se que o marketing de vinhos para compradores regulares reforce a perceção de confiança e de eficácia de decisão que costumam ser associadas aos elevados níveis de conhecimento percebido numa categoria de produto
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/4233
DOI: 10.18089/tms.2015.11228
Aparece nas colecções:ESTGL - DGAT - Artigos publicados em revista científica (Indexados à ISI)

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