Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/4510
Título: Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básico
Autor: Rodrigues, Daniela Filipa Pereira
Orientador: Balula, João Paulo Rodrigues
Melão, Dulce
Palavras-chave: Motivação para a leitura
Envolvimento parental
Ensino da leitura
1.º Ciclo do Ensino Básico
Motivation for reading
Reading instruction
Parental involvement
Primary School
Data de Defesa: 13-Mai-2015
Resumo: Resumo O presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas supervisionadas, incluindo o trabalho de investigação. O documento está estruturado em duas partes: na primeira parte são analisadas as aprendizagens realizadas nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada II e III, que decorreram na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente; na segunda parte, é apresentada investigação sobre as representações da motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo “Prática de Ensino Supervisionada e Representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico” apresentado neste relatório, incide nesses dois contextos: escola e família. O estudo tem como principal propósito compreender de que forma é que o professor da turma e a família onde os alunos estão inseridos, podem motivar os alunos para a leitura, de modo a que no presente e no futuro sejam crianças/adultos que leem frequentemente. De forma a obtermos informação para a investigação realizou-se um estudo de caso sobre a temática referida. A investigação abrange os alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica, tendo a recolha de dados sido efetuada numa turma de 2.º ano de escolaridade, de forma a obter resultados para uma conclusão da investigação. Podemos então concluir que os nossos participantes (alunos, encarregados de educação e docente) eram leitores assíduos.
Abstract This final report was written as part of the Master degree Pre-School Education and Primary School Teaching and aims to highlight the path along the supervised practice, including the research work. This report is divided into two parts: the first part focuses on the skills acquired in the curricular units of Supervised Teaching Practice II and III, which took place in Pre-School Education and Primary School Teaching, respectively; in the second part, we present our research on the representations of the motivation in a Primary School Children to read. The investigation on “Supervised Teaching Practice and Representations about motivation in Primary School children to read”, presented in this report focuses on these two contexts: school and family. The study's main purpose is to understand how the class teacher and the family where the children are inserted can motivate the children to read, so that they might become active readers, as adults. Thus, we carried out an investigation based on a case study framework, focusing on this theme. The participants of this study were Primary School pupils, and data collection was gathered in a 2nd grade group, in order to obtain results towards a conclusion of the investigation. We can therefore conclude that our participants (students, guardians and teachers) were regular readers.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/4510
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mudança tese reformulação.pdf1,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.