Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/4631
Título: Metodologias de investigação na formação de professores: a investigação-ação e o estudo de caso
Autor: Cardoso, Ana Paula
Rego, Belmiro
Palavras-chave: Investigação-ação
Estudo de caso
Formação de professores
Investigação científica
Data: Mai-2017
Editora: Escola Superior de Educação de Viseu
Citação: Cardoso, A. P., & Rego, B. (2017). Metodologias de investigação na formação de professores: A investigação-ação e o estudo de caso. In L. Menezes et al. (Eds), Olhares sobre a Educação: Em torno da formação de professores (pp. 21-33). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN:978-989-96261 (E-book).
Resumo: O presente artigo aborda duas metodologias de investigação em educação frequentemente utilizadas e que têm vindo a suscitar um crescente interesse no âmbito da formação de professores: a investigação-ação e o estudo de caso. Para isso, começamos por contextualizar e definir cada uma delas, apontar as suas caraterísticas e objetivos essenciais, analisar as principais etapas no processo de investigação, para depois refletirmos sobre algumas questões de validade e fiabilidade relativas às mesmas. Para exemplificar cada uma das abordagens, no final, é apresentado um estudo realizado através das referidas metodologias, de modo a ilustrar as suas possibilidades práticas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/4631
DOI: https://issuu.com/belmirorego/docs/livro_olhares_sobre_a_educa____o
ISBN: 978-989-96261
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Capítulos (ou partes) de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Metodologias de investigação_Cardoso & Belmiro_2017.pdf158,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.