Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.19/4631
Title: Metodologias de investigação na formação de professores: a investigação-ação e o estudo de caso
Author: Cardoso, Ana Paula
Rego, Belmiro
Keywords: Investigação-ação
Estudo de caso
Formação de professores
Investigação científica
Issue Date: May-2017
Publisher: Escola Superior de Educação de Viseu
Citation: Cardoso, A. P., & Rego, B. (2017). Metodologias de investigação na formação de professores: A investigação-ação e o estudo de caso. In L. Menezes et al. (Eds), Olhares sobre a Educação: Em torno da formação de professores (pp. 21-33). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN:978-989-96261 (E-book).
Abstract: O presente artigo aborda duas metodologias de investigação em educação frequentemente utilizadas e que têm vindo a suscitar um crescente interesse no âmbito da formação de professores: a investigação-ação e o estudo de caso. Para isso, começamos por contextualizar e definir cada uma delas, apontar as suas caraterísticas e objetivos essenciais, analisar as principais etapas no processo de investigação, para depois refletirmos sobre algumas questões de validade e fiabilidade relativas às mesmas. Para exemplificar cada uma das abordagens, no final, é apresentado um estudo realizado através das referidas metodologias, de modo a ilustrar as suas possibilidades práticas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/4631
DOI: https://issuu.com/belmirorego/docs/livro_olhares_sobre_a_educa____o
ISBN: 978-989-96261
Appears in Collections:ESEV - DPCE - Capítulos (ou partes) de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Metodologias de investigação_Cardoso & Belmiro_2017.pdf158,82 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.